Em Maracaju, na quarta-feira (3/6), o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pelos Promotores de Justiça Estéfano Rocha Rodrigues da Silva e Simone Almada Góes, convocou os representantes da Prefeitura Municipal e das escolas particulares para uma reunião, com o objetivo de elaborar um plano de retorno às aulas presenciais, neste momento de pandemia. 

Segundo os participantes, esta é uma primeira etapa de trabalho para a construção de um projeto de biossegurança nas escolas e conscientização das famílias com as medidas que elas também deverão fazer, além das que já realizam, e que estejam adequadas ao protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. 

Segundo a Promotora de Justiça Simone Almada Góes: “Nesta reunião, concluímos que devido à incidência de doenças que acontecem no frio, o calendário escolar pode estender as férias de julho (inverno) e diminuir as férias de janeiro. Outra decisão é que todas as crianças que voltarem terão que estar com as vacinas em dia, inclusive H1N1. No próximo dia 24/6, teremos nova reunião com mais participações da sociedade, pensando no retorno com segurança”.

O médico pediatra e Coordenador da Saúde de Atenção Básica, Luiz Augusto Possi, aposta na organização para um retorno com responsabilidade. Já o Prefeito, Maurílio Ferreira Azambuja, adverte: “Particular ou pública, devemos buscar o melhor para a nossa cidade”.

“Nada será como antes, vivemos um novo começo. Devemos estudar muito bem esse retorno para que não haja traumas aos nossos estudantes. Não podemos correr risco. Por isso, precisamos da ajuda das famílias para a criação desse projeto de volta às aulas”, finalizou Simone Almada.

 

Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Imagem: acervo