Diante do alarmante aumento dos casos da COVID-19 no Município de Dourados, o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho, cumprindo o dever de transparência, vêm informar e alertar a população de Dourados que o sistema de saúde local não está preparado para enfrentar o surto elevado do novo coronavírus.

Em Nota Conjunta, as Instituições afirmam que, desde o início da pandemia, acompanham e fiscalizam as ações de prevenção, controle e estruturação do sistema de saúde local. Frisaram que também adotaram diversas medidas judiciais e extrajudiciais, expediram diversas Recomendações ao Poder Público, realizaram várias reuniões com as autoridades municipais e estaduais de saúde, da assistência social e da educação, além de outras providências  para o enfrentamento da crise, sendo que o Ministério Público continuará atento para tomar todas medidas porventura necessárias, dentro das suas atribuições e permitidas por Lei.

Confira aqui a Nota Pública na íntegra. O documento foi assinado pelos Promotores de Justiça de Dourados Rosalina Cruz Cavagnolli, Amilcar Araújo Carneiro Júnior, Ricardo Rotunno, Luís Gustavo Camacho Terçariol e Fabrícia Barbosa Lima; pelo Procurador da República Luiz Eduardo de Souza Smaniotto; e pelo Procurador do Trabalho Jeferson Pereira.

As autoridades pedem à população solidariedade ao próximo e cuidados com os entes queridos, bem como o distanciamento social e o uso de máscara quando precisar sair de casa. Por outro lado, as Instituições confirmam a certeza de que o Ministério Público continuará trabalhando arduamente em prol da saúde da cidade de Dourados para vencer esta batalha contra o vírus.

 

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação