O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Promotoria de Justiça de Bandeirantes e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou, na manhã desta terça-feira (2/6), a Operação “Sucata Preciosa”, que investiga crimes de peculato, fraude em licitação, falsidade e corrupção. A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras), do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

A investigação foi instaurada pela Promotoria de Justiça de Bandeirantes e os fatos se relacionam à celebração de contratos com empresas privadas para manutenção de veículos da frota municipal, onde foi apurada a emissão de notas fiscais “frias”. A investigação apura se o Município de Bandeirantes pagou por supostos serviços de manutenção em veículos da Prefeitura, os quais não foram prestados, já que boa parte está sucateada e/ou abandonada nos pátios das Secretarias de Obras e Saúde daquele Município, fato este que justifica o nome da operação “Sucata Preciosa”.

Foram objeto de busca, a sede da Prefeitura Municipal de Bandeirantes, as Secretarias de Obras, Saúde e Educação, a residência de servidores e ex-servidores do Município de Bandeirantes, bem como as empresas emitentes das notas fiscais e outros suspeitos de envolvimento no esquema. São 25 mandados de busca e apreensão nas cidades de Bandeirantes, Campo Grande, Dourados e Presidente Venceslau (SP).

Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Imagens: GAECO