Os trabalhos de fiscalização foram intensificados neste final de semana. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul está colaborando para que o decreto municipal de Campo Grande no combate à covid-19 seja efetivamente cumprido. Promotores de Justiça se dividiram em equipes nas sete regiões do Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Imbirussu, Lagoa, Prosa e Segredo.

A atuação é conjunta com a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), a Vigilância Sanitária e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito. Os Promotores de Justiça Aline Mendes Franco Lopes, Bianka Machado Arruda Mendes, Daniele Borghetti Zampieri de Oliveira, Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, Paulo Henrique Mendonça de Freitas e Plinio Alessi Junior estiveram a campo na noite de domingo e explicaram que foram mais tranquilos os trabalhos. Segundo eles, os fiscais até receberam algumas denúncias, ensejando o deslocamento das equipes ao local. Porém, as orientações foram acatadas imediatamente.

Os Promotores de Justiça Aline Mendes Franco Lopes, Bianka Machado Arruda Mendes, Paulo Henrique Mendonça de Freitas e Plinio Alessi Junior, que atuaram nas regiões do Imbirussu, Bandeira, Centro e Lagoa, respectivamente, observaram que poucas pessoas estavam nas ruas. Conforme mencionaram, foram poucas abordagens e as que aconteceram tiveram apenas caráter de orientação.

O trabalho maior foi na região do Anhanduizinho, onde estava a Promotora de Justiça Daniele Borghetti Zampieri de Oliveira, que atuou na interdição de uma tabacaria que estava aberta ao público, todavia com alvará para outra atividade, e de uma lanchonete na Rua da Divisão, em funcionamento fora do horário e com o alvará vencido desde 2018. Segundo a Promotora: “Os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e a Guarda Metropolitana atuaram com firmeza e gentileza, o que ajudou muito, além da tranquilidade de ter a Polícia Militar garantindo a segurança de todos da equipe”.

A Promotora de Justiça da Saúde Filomena Aparecida Depolito Fluminhan atuou durante quase toda a semana na fiscalização e, no domingo, deu continuidade ao trabalho na região do Prosa, que já havia começado no dia anterior. “Havíamos fiscalizado durante toda a tarde e início da noite do sábado, tendo sido efetuadas abordagens para orientação em todas as conveniências que estavam irregularmente atendendo pelo sistema drive-thru, inclusive uma delas foi interditada por três dias, no Bairro Cachoeira. O comerciante já havia sido orientado no início da tarde. Porém, retornou ao atendimento no sistema drive-thru, quando poderia fazê-lo somente na modalidade delivery. Nesse domingo, retomamos a fiscalização no mesmo local e foi verificado que esses estabelecimentos estavam atendendo na modalidade delivery, cumprindo, assim, o decreto municipal”, finalizou a Promotora de Justiça.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, que vem ajudando na coordenação dos trabalhos, elogiou a atuação desta semana dos Promotores de Justiça, Policiais Militares e servidores da Prefeitura Municipal pela extrema dedicação no combate à pandemia.

 

Os números não são animadores

Nesse domingo, 305 mortes foram registradas em Mato Grosso do Sul, com 21.514 casos confirmados da doença. Os números são do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado, que traz a informação de que estamos em 2º lugar no ranking, com o maior número de mortes causadas pela covid-19. Em primeiro está Santa Catarina.

Em Campo Grande, já foram contabilizadas 99 mortes pela covid-19. A luta desta atuação conjunta entre o Ministério Público do Estado, a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), a Vigilância Sanitária e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito é para que as pessoas fiquem em casa e, assim, diminua a proliferação do coronavírus.

Texto e foto: Waléria Leite - Jornalista/Assessora de comunicação

Fonte: Boletim coronavírus – SES