Visando à capacitação dos Membros e servidores do MPMS, a Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul abriu prazo para inscrição no Curso de Libras, com turmas de nível básico e intermediário. Além da capacitação, o curso tem o objetivo de sensibilizar Membros e servidores para questões relativas à acessibilidade e inclusão.

Com carga horária de 80 horas, o curso terá a tutoria e o suporte do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS.

As inscrições vão até o dia 25 de julho e podem ser realizadas acessando os links: Libras Nível Básico – turma II e Libras Nível Intermediário - turma I.

Conteúdo Programático

O nível básico abrange quatro tópicos e os inscritos aprenderão no primeiro: cumprimentos e saudações, expressões não manuais, alfabeto manual, soletração, numerais cardinais e ordinais, quantidade e calendário. No segundo e terceiro tópicos, serão ensinados: parâmetros das Libras, estrutura de frases, climas, estações, verbos, cores, adjetivos e horas. E por fim, os alunos aprenderão direção, descrição e uso de espaço, variações linguísticas e prática em contexto.

O nível intermediário proporcionará lições de substantivos, sinais simples e compostos, conjunção, advérbios, pronomes, grau comparativo, além de valores monetários, transações bancárias e comerciais, profissões e ambientes de trabalho, meios de transporte, Estados e capitais do Brasil, os quais serão lecionados nos quatro módulos do curso.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Imagem: Marketing Assecom