Nessa quarta-feira (29/7) foi realizado o 10º dia de fiscalização ao toque de recolher com a atuação a campo do Ministério Público do Estado, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), da Vigilância Sanitária e da Agência Municipal de Transporte e Trânsito. A atividade tem sido necessária para se fazer cumprir o hábito de ficar em casa e não aglomerar, atendendo assim ao decreto municipal. O objetivo é que o comportamento seja efetivamente diferente, por que, só desta forma, os números deixam de crescer exponencialmente como tem acontecido em Mato Grosso do Sul.

Na terça-feira (28/7), 102 pessoas se dividiram em equipes nas regiões do Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Imbirussu, Lagoa, Prosa e Segredo. Os Promotores de Justiça Felipe Almeida Marques, Luciana do Amaral Rabelo, Pedro de Oliveira Magalhães e Romão Ávila Milhan Junior estavam entre estas pessoas auxiliando na fiscalização. A impressão que se teve foi que o campo-grandense começava a dar sinais de aceitação, já que o relatório da atuação conjunta apresentado constatou ter sido o menor índice de desobediência ao toque de recolher desde que começaram os trabalhos de fiscalização ao cumprimento do Decreto Municipal nº 14.380, com 15 estabelecimentos comerciais orientados pelas equipes da Guarda Civil e da Semadur; 35 locais visitados e orientados pela Vigilância Sanitária; 5 orientações em residências, além de 103 pessoas abordadas e orientadas a retornarem e permanecerem em suas residências.

Porém, a quarta-feira (29/7) mostrou outra realidade e a equipe composta pelos Promotores de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, Ludmila de Paula Castro Silva, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa e Regina Dornte Broch que esteve à frente dos trabalhos, encontrou aglomeração em uma quadra esportiva, com o tradicional futebol de quarta-feira. Além disso, no Jardim Seminário, um salão de festas com cerca de 20 pessoas foi interditado.

Pessoas com total indiferença aos acontecimentos e às estatísticas apresentadas pelos profissionais de saúde do Estado.

Sem Motivos para comemorar

De acordo com o mapa de isolamento social da covid-19, Campo Grande está em terceiro lugar no País, como pior Estado percentualmente, caindo de 36,81% para 36,38%. Perde apenas para Palmas/TO (34,74%) e Goiânia/GO (35,92%).

Os números apresentados no relatório da Secretaria de Saúde do Estado não param de crescer e Mato Grosso do Sul está rumo ao pico da covid-19. O boletim desta quinta-feira (30/7) traz um total de 24.287 pessoas infectadas no Estado, com 357 mortes.

Em Campo Grande, já são 117 mortes e 9.944 casos positivos da doença.

 

Fontes: Mapa Brasileiro da COVID-19 e Secretaria de Saúde de MS

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Fotos: Ana Paula e Waléria Leite