Em mais um dia de atuação conjunta, o Ministério Público Estadual acompanhou na última segunda-feira (27/7) a fiscalização da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) e da Vigilância Sanitária da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) pelos bairros de Campo Grande visando o cumprimento do Decreto Municipal nº 14.380 para combater a pandemia da covid-19.

Na ocasião, as Promotoras de Justiça Filomena Aparecida Depólito Fluminham e Clarissa Carlotto Torres percorreram os bairros da Capital fiscalizando o comércio e abordando pessoas que ainda permaneciam nas ruas durante o horário do toque de recolher estabelecido pelo Decreto Municipal.

De acordo com a Guarda Municipal, nessa segunda-feira (27/7), 43 estabelecimentos comerciais foram orientados e 93 pessoas foram abordadas, pois estavam descumprindo o confinamento domiciliar obrigatório.

Para a Promotora de Justiça Clarissa Carlotto, ainda que se encontrem alguns estabelecimentos desrespeitando o decreto, a maior parte dos comerciantes está atendendo aos pedidos das autoridades públicas e respeitando o decreto determinado: “A atuação de ontem demonstrou que a força-tarefa está no caminho certo, haja vista termos encontrado poucos estabelecimentos descumprindo as regras do Decreto Municipal nº 14.380. Esse resultado deixou evidente a importância da união de esforços entre a Instituição e os órgãos do Executivo, a fim de conscientizarmos a população sobre a necessidade de cumprir as regras nesse momento difícil que atravessamos”.

Índice de isolamento

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, o índice de isolamento medido ontem na Capital ficou em 37%. A Organização Mundial da Saúde recomenda, no mínimo, 70% de isolamento para reduzir os casos da covid-19.

Na noite de ontem, os bairros com as piores taxas foram: Lagoa da Cruz (20%), Maria Aparecida Pedrossian (23,40%), Vila Nasser (23,50%), Zé Pereira (23,80%) e Campo Limpo (24,50%). As melhores taxas de isolamento foram registradas nos bairros Jardim Monumento (57,10%), Vila Piratininga (53,60%), Universitário (51,40%), Jardim Autonomista (50, 60%) e Moreninha (50%).

 

Texto e Fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom