Devido ao aumento expressivo do número de casos confirmados de COVID-19 em Campo Grande, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Promotora de Justiça Filomena Depólito Aparecida Fluminhan, encaminhou ofício ao Prefeito Municipal, à Secretaria Municipal de Saúde e à Superintendência Municipal da Vigilância em Saúde requisitando a intensificação da fiscalização nos bares, restaurantes e também da movimentação de pessoas na Capital.

De acordo com os ofícios encaminhados pela 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública, no dia 30 de maio foram registrados na Capital 279 casos confirmados de COVID-19. Já no dia 30 de junho, este número saltou para 2.241. A medida adotada pelo MPMS visa o cumprimento dos Decretos Municipais nº 14.257, nº 14.334, nº 14.361 e nº 14.366, relativos às medidas de prevenção e mitigação da pandemia do novo coronavírus.

Segundo o balanço da fiscalização que ocorreu no sábado (4/7) durante a Operação “Toque de Recolher”, 275 pessoas foram flagradas desrespeitando a medida e 37 estabelecimentos comerciais foram orientados a fechar as portas e encerrar o atendimento.

No domingo (5/7), a Guarda Civil Metropolitana realizou a ação nas regiões: Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Imbirussu, Lagoa, Prosa e Segredo. Ao todo, 13 estabelecimentos comerciais foram orientados a fechar as portas e encerrar atendimento, 11 foram fiscalizados e um interditado pela Vigilância Sanitária por aglomeração. Na operação, 189 pessoas foram abordadas e orientadas a voltar para suas residências e permanecer em casa.

Vale ressaltar que, desde o dia 27 de maio, o Ministério Público Estadual solicitou a realização da operação de fiscalização das medidas de contenção da COVID-19 na Capital. Em resposta, foi deflagrada essa que foi denominada Operação “Toque de Recolher”, com o apoio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal Metropolitana.

A Operação “Toque de Recolher” teve início às 23h do dia 5 e foi finalizada às 5h do dia 6, conforme o Decreto, e contou com o empenho de 28 guardas em oito viaturas de quatro rodas e em duas viaturas de duas rodas.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Foto: Prefeitura de Campo Grande