Mais uma equipe do Ministério Público de Mato Grosso do Sul acompanhou a fiscalização do comércio e do toque de recolher na tarde deste sábado (25/7) em Campo Grande. Em atuação conjunta com a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMADUR), a Vigilância Sanitária e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito, o MPMS está percorrendo as ruas da Capital pelo cumprimento do Decreto Municipal para combater a pandemia da covid-19.

Sob a coordenação do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, a equipe do Ministério Público Estadual formada pelos Promotores de Justiça Filomena Aparecida Depólito Fluminham, Daniele Borghetti Zampieri de Oliveira, Douglas Silva Teixeira e o Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Romão Ávila Milhan Junior, acompanharam a fiscalização nas regiões do Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Lagoa, Prosa, Segredo e Imbirussú. 

Os trabalhos foram intensos e a população está recebendo orientações sobre as normas do Decreto Municipal. A fiscalização no comércio encontrou diversas irregularidades e várias conveniências e borracharias foram orientadas a fecharem as portas. As equipes também encerraram uma festa particular e interditaram um campo de futebol.

A Promotora de Justiça Daniele Borghetti Zampieri de Oliveira, que participou pela primeira vez da ação, acompanhou os trabalhos na região Bandeira e disse que a população de um modo geral está receptiva às orientações. “A população nos recebeu com compreensão”. Ela agradeceu e elogiou o apoio da SEMADUR, da Vigilância Sanitária e Guarda Metropolitana. “Todos estão muito preparados e ponderados para orientar a população no cumprimento do Decreto”.

O Promotor de Justiça Douglas Silva Teixeira, que também integrou pela primeira vez a equipe, destacou a importância da participação do MPMS na fiscalização, pois reforça o comprometimento da Instituição na atuação dos demais órgãos. “No momento de pandemia, onde a união se faz necessária, a participação do Ministério Público reforça o nosso comprometimento com o cidadão”.

Força-Tarefa

Desde o início da semana, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul vem acompanhando essas fiscalizações com o objetivo de cobrar e orientar a população para o cumprimento efetivo do decreto municipal de isolamento parcial e regras de convivência social, referentes ao combate à covid-19.

Para o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, o momento é de união de esforços para evitar que essa pandemia traga mais danos e perdas de vidas, assim como aconteceu em outros Estados brasileiros: “O trabalho da Força-Tarefa é em primeiro lugar de conscientização, pois a própria sociedade precisa colaborar mais para vencermos essa guerra à covid-19. Já a parcela minoritária que insiste em desrespeitar, pode ser responsabilizada. É uma oportunidade também para o serviço público, muitas vezes tão criticado injustamente, mostrar que no momento de crise e de dificuldade, é quem atua na linha de frente nas ruas ou nos hospitais, na defesa da sociedade. Neste momento, não pode ser outro senão o da união e empatia.” concluiu o PGJ.

Texto:  Ana Paula Leite e Ana Carolina Vasques/jornalistas Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite