Aliado na prevenção e na contenção do avanço da COVID-19 em Mato Grosso do Sul, o “Painel da Situação dos Leitos Disponíveis para COVID-19 no MS” destina-se a acompanhar a evolução da doença no Estado e a situação dos leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis para o tratamento do novo coronavírus.

Desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), em parceria com a Força-Tarefa contra a pandemia da COVID-19, a ferramenta já está à disposição para utilização na página do Ministério Público Estadual.

O painel é alimentado com dados extraídos do censo estadual, através de acesso que foi outorgado ao Ministério Público Estadual por meio da Secretaria de Estado de Saúde do MS (Sesau), havendo disponibilização dos dados a partir da junção da taxa de ocupação com o Mapa Hospitalar de Leitos Clínicos e de UTI disponíveis para tratamento da COVID-19 nos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.

Desse modo, a ferramenta conta com informações relevantes para o monitoramento do avanço do número de casos suspeitos, confirmados e de óbitos, da quantidade de leitos ocupados e livres e da taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI. Assim, por meio da análise dos gráficos e dos indicadores dinâmicos presentes, os Promotores de Justiça terão elementos que visam nortear suas ações, traçando estratégias para o enfrentamento de possíveis sobrecargas na rede pública de saúde. A sociedade, por sua vez, também poderá acessar o painel para obter informação de como anda a taxa de ocupação de leitos com a doença COVID-19 em seu município e na sua região.

O mencionado painel foi apresentado e validado pela Administração Superior em reunião ocorrida no dia 26.5.2020. Na ocasião, participaram da apresentação o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; o Procurador-Geral de Justiça Adjunto de Gestão e Planejamento Institucional, Paulo Cezar dos Passos; o Supervisor da Seplange e Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; a Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa; o Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Romão Ávila Milhan Junior; a Promotora de Justiça e Coordenadora da Força-Tarefa, Ana Cristina Carneiro Dias; e os membros que compõem a Força-Tarefa, os Promotores de Justiça: Fabrícia Barbosa Lima, Luciano Furtado Loubet, Renata Ruth Fernandes Goya Marinho e Fernando Martins Zaupa.

Clique aqui e confira o painel.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS com informações da Secretaria de Planejamento e Gestão

Fotos: Ana Paula Leite