O Colendo Colégio de Procuradores de Justiça deu posse ao Procurador de Justiça Silvio Cesar Maluf no cargo de Corregedor-Geral de Justiça, e ao Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes no cargo de Corregedor-Geral Substituto do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) para o biênio 2020/2022, nesta sexta-feira (10/7), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Em junho deste ano, os Procuradores foram eleitos pelo Colendo Colégio para o cargo de Corregedor-Geral, com 27 votos, e para o cargo de Corregedor-Geral Substituto, com 28 votos.

A cerimônia seguiu as orientações dos órgãos oficiais de saúde, considerando que os eventos que possibilitem a aglomeração foram suspensos como parte das medidas de prevenção ao contágio e disseminação do novo coronavírus. O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, presidiu a mesa, acompanhado do Procurador de Justiça e então Corregedor-Geral do Ministério Público, Marcos Antonio Martins Sottoriva; do Secretário de Segurança Pública do Estado, Antônio Carlos de Oliveira Martins Junior, representando o Governador, Reinaldo Azambuja; do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, João Antônio de Oliveira Martins Junior, representando o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Iran Coelho das Neves; do Secretário-Geral do Colégio de Procuradores de Justiça, o Procurador de Justiça Silasneiton Gonçalves; do Secretário-Geral da OAB/MS, Steven Razuk, representando o Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche; do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Marcos Paula Gimenez; do Sub Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Renato dos Anjos Garnês; do Presidente da Associação dos Membros do Ministério Público de MS, o Promotor de Justiça Romão Ávila Milhan Junior; e a participação virtual da Procuradora-Geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim; da Corregedora-Geral do MPSP e Presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do MP dos Estados e da União, Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner; e da Senadora de MS Soraya Vieira Thronicke.

Em despedida ao cargo, o então Corregedor-Geral e Procurador de Justiça Marcos Antonio Martins Sotorriva saudou a todos e agradeceu os quatro anos em que esteve à frente da Corregedoria-Geral do MPMS. Fez um agradecimento especial ao Colegiado do Ministério Público pelo apoio na efetivação do regimento interno da corregedoria, responsável pela modernização e aprimoramento das execuções e na resolutividade dos trabalhos. “Preciso agradecer os Promotores de Justiça Jiskia Sandri Trentin e Reynaldo Hilst Mattar, cada um com a sua qualidade, e Douglas Oldegardo, que foram fundamentais para a execução e pela excelência dos trabalhos da Corregedoria. André Antônio Camargo Lorenzoni e Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior também foram de grande ajuda, e sem esse trabalho de Assessoria Especial, seria impossível realizarmos a maior quantidade de correições feitas pelo Ministério Público do Estado, o que nos permitiu que a Corregedoria conseguisse orientar as atividades dos Membros do Ministério Público. E um agradecimento especial ao colega Procurador de Justiça Antônio Siufi Neto, Corregedor-Geral Substituto, pela fundamental parceria nesses anos de trabalho”.

Em nome do Colendo Colégio de Procuradores de Justiça, a saudação de boas-vindas aos novos membros integrantes da Corregedoria, ficou a cargo da Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva, que lembrou que “a maioria dos papéis que hoje o Ministério Público desempenha é de vital importância para o equilíbrio da sociedade, em quase todas as áreas. Somos referência. Somos garantidores da ordem e da Justiça, principalmente nos tempos difíceis. Desejo, em nome do Colégio de Procuradores, que os senhores Silvio Cesar Maluf e Helton Fonseca Bernardes tenham uma profícua gestão e que consigam elevar o nome do MPMS ainda mais, na busca de uma sociedade sempre melhor. Que Deus os ilumine nessa nova missão”.

O Promotor de Justiça Romão Ávila Milhan Junior, Presidente da Associação dos Membros do MPMS, agradeceu ao então Corregedor-Geral, Marcos Antonio Martins Sottoriva, e a toda equipe pelo trabalho incansável desenvolvido à frente da Corregedoria, que deixa um legado. Lembrou que este foi um trabalho de esforço pessoal e profissional, agradecendo o respeito e a parceria com a ASMMP. Romão Ávila parabenizou os Procuradores de Justiça Silvio César Maluf e Helton Fonseca Bernardes, que agora assumem os cargos de Corregedores da Instituição, e lembrou o desafio que é a função de correição e punição, ressaltando que o mais importante é orientar, dar rumo, dar um norte, ou mesmo um caminho aos Membros da Instituição.

O empossado Silvio Cesar Maluf proferiu um discurso de agradecimentos e de muita emoção. Afirmou que tem prazer em somar esforços com a Administração Superior, para que a Instituição seja cada vez mais compreendida. “Agradeço aos que me antecederam, todos sem exceção, sei que ofereceram o melhor de si pela Corregedoria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Agradeço o companheirismo do Corregedor-Geral Substituto, Helton Fonseca Bernardes, pela sua visão de Instituição, o que me faz sentir seguro. Segundo Gandhi: ‘Cada um deve ser a mudança que quer ver no mundo’. Agora, só nos resta fazer. Agradeço a Deus e a minha família”.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, saudou os empossados no cargo de Corregedor-Geral de Justiça, Silvio César Maluf, e no cargo de Corregedor-Geral Substituto do Ministério Público, Helton Fonseca Bernardes. O Procurador-Geral lembrou-se dos desafios aceitos pelos Corregedores empossados, além de homenagear Marcos Antonio Martins Sottoriva, Antônio Siufi Neto e equipe, que se despedem do cargo. “Aos senhores rendo minhas homenagens de respeito e admiração. Meu reconhecimento pelo trabalho de excelência realizado”, afirmou.

“Peço a Deus que abençoe e proteja Vossas Excelências, Dr. Silvio César Maluf, Dr. Helton Fonseca Bernardes e toda sua equipe, que aqui nomino: Dr. Élcio Felix D’Angelo, Dr. Antônio André, Dr.ª Renata Goya e Dr.ª Daniella Guiotti, e demais servidores, nessa jornada, estimulando, orientando e corrigindo os rumos dos Membros desta Instituição, e sirvam como o sal da terra, fomentando a coragem, ousadia e proatividade nesta árdua, mas reconfortante batalha de procura, promoção e universalização da Justiça. Juntos somos mais fortes!”, finalizou Alexandre Magno Benites de Lacerda.

Cabe destacar que o Procurador de Justiça Silvio Cesar Maluf ocupa o cargo na Corregedoria-Geral pela segunda vez. A primeira foi há exatos dez anos.

Posse no Conselho Superior do Ministério Público

Durante a cerimônia presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, ocorreu a posse da Procuradora de Justiça Mara Cristiane Crisóstomo Bravo no Conselho Superior do Ministério Público, ocupando a vaga deixada pelo Procurador de Justiça Silvio Cesar Maluf no biênio 2019/2020.

Participaram da cerimônia, a Secretária-Geral do MPMS, Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa; os Promotores de Justiça e Assessores Especiais Ana Cristina Carneiro Dias, Ana Lara Camargo de Castro, Antônio André David Medeiros, Camila Augusta Calarge Doreto, Ludmila de Paula Castro Silva e Paulo César Zeni.

 

Confira aqui as fotos da cerimônia.

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Fotos: Ana Paula Leite - Jornalista