Buscando a modernização dos sistemas por meio de novas tecnologias de informação, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul lançou nesta sexta-feira (24/7), o novo Portal de Serviços da Instituição, fruto do Projeto Paiaguá.

O processo eletrônico já era uma realidade na atividade finalística, e agora, chegou para a área-meio onde proporcionará uniformidade nos procedimentos, eficiência nos processos, economia de tempo, níveis de segurança mais elevados, além da diminuição de insumos e consumo energético que promoverá a sustentabilidade da Instituição.

Dessa forma, o meio ambiente agradece, pois o novo sistema reduzirá a utilização de papel e de espaço físico, já que todos os serviços serão realizados por meio de formulários eletrônicos.

O Projeto de Modernização Administrativa começou a ser implantado no ano de 2019 e buscou a integração, inteligência de gestão e tecnologia. Assim nasceu o Projeto Paiaguá, que teve por objeto a implantação dos Sistemas “e-Turmalina” e “Jade” na versão web, voltado para viabilizar a racionalização e a simplificação dos atos e procedimentos administrativos no âmbito do Ministério Público Estadual, possibilitando a integração com outros sistemas, além de possuir um banco de dados integrado que permite melhor gestão e segurança das informações.

A expectativa é reduzir a burocracia e aumentar a eficiência no atendimento aos pedidos de Membros, servidores e estagiários, bem como a disponibilização de um Portal de Serviços para o registro de pedidos on-line.

Ao fazer o uso da palavra, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, comemorou a implantação do projeto e seus benefícios que são: diminuir consideravelmente a utilização de papéis, dar mais agilidade nos trâmites internos, desburocratizar os processos internos e proporcionar maior aproveitamento dos servidores. Ao finalizar sua fala, agradeceu a colaboração de todos os envolvidos e enfatizou: “Trata-se de um projeto de construção de muitas mãos. E, dessa forma, trabalhando em conjunto, com eficiência e competência, é que o MPMS poderá, cada vez mais, dar mais um passo rumo à modernidade e a uma gestão eficiente e resolutiva”, concluiu.

O Presidente do Comitê de Modernização Administrativa, Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, externou a alegria de estar à frente desse projeto, iniciado na gestão do então Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos. De acordo com o Presidente do Comitê, para a criação do Projeto, foram, no total, 184 reuniões executadas, 471 horas utilizadas, 59 dias úteis completos, 152 pessoas envolvidas e a participação de 126 Membros e servidores envolvidos.

Hoje, na função de Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, Paulo Cezar dos Passos, assevera que o MPMS está dando mais um avanço à integração, à inteligência da gestão e da tecnologia. Lembrou que a criação do Comitê de Modernização, iniciada na gestão passada, visa tornar mais célere as questões administrativas da PGJ, o que possibilitará proporcionar ainda mais agilidade e economia de gastos da Administração.

Para a Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa, a implantação do novo portal de serviços fará com que o Ministério Público Estadual dê um salto de qualidade nos serviços prestados, considerando as suas aplicações que automatizam operações de rotina, dentre as quais estão, desde o controle de estoque, ao atendimento de pedidos. Dessa forma, o maior ganho do portal é a integração dos departamentos e os fluxos de informações na atividade-meio. O Portal irá organizar, codificar e padronizar os processos, diminuindo o uso de papéis, resultando na excelência dos serviços prestados. Além disso, Membros e servidores podem contar com uma avaliação contínua dos serviços oferecidos, agilidade nas respostas, decisões e, consequentemente sem dúvida, um gerenciamento e planejamento para tudo o que for necessário para o usuário final.

Comitê

O Comitê de Modernização Administrativa responsável pela implementação do novo sistema é formado pelos Promotores de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, Bianka Karina Barros da Costa, Paulo Cesar Zeni e Ricardo de Melo Alves, e pelos servidores Elisa Mari Kihara Zaha, Fabiano Alves Davy, Murilo Rolim Neto e Myrian Raquel Rodrigues da Silva.

Texto: Elizete Alves e Ana Carolina Vasques /Jornalistas – Assecom MPMS

Fotos: Ana Carolina Vasques