O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais, lançou nesta terça-feira (4/8) a Campanha “Corrupção Mata”. A solenidade, restrita em atenção à prevenção da covid-19, aconteceu no Auditório Dr. Nereu Aristides Marques, na Procuradoria-Geral de Justiça.

A mesa solene foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e composta pelo Coordenador do CAO do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais, Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto; pelo Corregedor-Geral do MPMS, Silvio Cesar Maluf; e pelo Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Romão Ávila Milhan Junior.

Em sua fala, Antonio Siufi Neto disse que neste ano completa 10 anos à frente do CAO do Patrimônio Público e que este período foi marcado pelo excepcional crescimento das atribuições dos membros no combate à corrupção e à improbidade administrativa. Ele reforçou que neste momento de pandemia, a falta de recursos e de infraestrutura na área da saúde pública está resultando na perda de milhares de vidas “reflexo da corrupção que sempre travou os recursos destinados a equipamentos e leitos hospitalares”. Sobre a campanha, Antonio Siufi Neto agradeceu o apoio do Procurador-Geral de Justiça e destacou a importância da ampliação dos órgãos de controle, bem como da formação da força-tarefa da covid-19 que possibilita a atuação dos Promotores de Justiça na fiscalização das regras de combate e controle da pandemia e também da corrupção. “Neste momento, a sociedade exige maior e mais eficiente controle nos atos dos gestores públicos”.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Coordenador do CAO do Patrimônio Público, Antonio Siufi Neto, que, ao preservar a unidade institucional, reforça a atuação do MPMS que é de servir a sociedade de forma transparente. Para o Procurador-Geral de Justiça, a Campanha “Corrupção Mata” é de suma importância neste momento de pandemia para mostrar à sociedade os efeitos negativos que a corrupção provoca, principalmente na saúde pública, e reforçar a atuação da Instituição na defesa dos seus direitos fundamentais previstos na Constituição.

Na ocasião, foi apresentado vídeo institucional da campanha produzido pela Assessoria de Comunicação do MPMS. A Campanha “Corrupção Mata” busca despertar a conscientização da sociedade à prevenção das práticas corruptas e fomentar as denúncias.

As peças publicitárias veiculadas nas mídias digitais e outdoors contêm frases que mostram os efeitos negativos que os desvios de verbas provocam tanto no sistema de saúde pública como também na educação, segurança, moradia, saneamento básico, entre outros. A campanha também será veiculada em emissoras de rádio e televisão que têm convênio com o MPMS.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Confira fotos do lançamento aqui.