Tarde de fiscalização nas escolas particulares que optaram por voltar ao sistema presencial de alunos, nessa quinta-feira (24/9), em Campo Grande. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul estava representado pela Promotora de Justiça Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira, Coordenadora Adjunta do GEDUC (Grupo de Atuação Especial de Educação); e pela Promotora de Justiça da Saúde Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, Coordenadora do GAEDS (Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde).

As Promotoras de Justiça visitaram cinco escolas nesse primeiro dia, acompanhadas do assessor técnico-pericial do MPMS, Carlos César Bontempo Ferraz; do estagiário pós-graduado do Ministério Público, lotado no GEDUC, Gabriel Siqueira; além da Assessoria de Comunicação da Instituição.

A equipe verificou nas primeiras cinco escolas fiscalizadas: Escola General Osório, Colégio Impacto, Ativa Idade Educação Infantil, Escola Paulo Freire e Escola Funlec, se estão sendo cumpridos os requisitos obrigatórios das normas de biossegurança do decreto municipal e como está a adaptação das crianças no que hoje se chama de “novo normal”.

“Nesse primeiro dia de fiscalização foi muito gratificante observar que as escolas visitadas estão realmente preocupadas em cumprir as regras de biossegurança. A aceitação das crianças é surpreendente. Estamos muito satisfeitas. Foi muito positivo e muito produtivo. Algumas escolas cumprindo fielmente o decreto municipal, quanto à capacidade, distanciamento, álcool em gel e temperatura. Enfim, verificamos que as escolas estão cumprindo sua função”, observou a Promotora de Justiça Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira.

“Constatar in loco que as escolas estão bem estruturadas é muito importante. Principalmente nesse retorno para que as crianças que estão de volta se sintam seguras, o que nos dá também segurança de dar continuidade ao trabalho”, complementou a Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan.

Conforme acordado na última reunião, realizada no dia 4 de setembro, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, a Prefeitura acatou o pedido dos representantes das escolas particulares de Campo Grande para a volta às aulas das crianças do ensino infantil, de zero a cinco anos, com 30% da capacidade das escolas, no dia 21 de setembro. A próxima reunião está marcada para o dia 1º de outubro, oportunidade em que será feita uma primeira avaliação do resultado. Até lá, as fiscalizações continuam.

 

Texto e fotos: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação