O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, inaugurou, nesta sexta-feira (18/9), a nova sede da Promotoria de Justiça da comarca de Terenos. Esta é a primeira obra inaugurada na gestão do atual Chefe do Parquet.

Na ocasião, compareceram à solenidade de inauguração, o Promotor de Justiça e titular da comarca de Terenos, Eduardo de Araujo Portes Guedes; o Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, Paulo Cezar dos Passos; o Corregedor-Geral Substituto do MPMS, Helton Fonseca Bernardes; o Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais, Antonio Siufi Neto; a Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa; o Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; o Promotor de Justiça e Assessor Especial do PGJ, Fábio Ianni Goldfinger; e o Promotor e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, Romão Avila Milhan Junior.

Entre as autoridades do Município de Terenos compareceram o Prefeito, Sebastião Donizete Barraco; o Presidente da Câmara Municipal, Helder Noboru Kasar; o representante da Subseção da OAB/MS em Terenos, Rubens Batista Vilalba; o Juiz de Direito da comarca, Valter Tadeu de Carvalho; e a Defensora Pública da comarca, Ester Quintanilha Nogueira.

Após cumprimentar todos os presentes, o Promotor de Justiça titular da Promotoria de Terenos, Eduardo de Araujo Portes Guedes, agradeceu o apoio de todos os envolvidos na concretização do novo local do Ministério Público no município. Para o Promotor, o sonho de alguns anos tornou-se realidade: “Celebramos, hoje, a instalação do primeiro prédio próprio do Ministério Público na nossa querida Terenos. Com essa nova sede, mais um passo é dado no fortalecimento das Instituições em Terenos. Essa nova instalação é símbolo do importante papel de desempenho em defesa da democracia e em favor da sociedade”. O Promotor de Justiça ressaltou o crescimento da cidade, que hoje conta com aproximadamente 22 mil habitantes e, por esse motivo, a comarca de Terenos foi recentemente elevada para segunda entrância. “O MP firma aqui sua primeira sede própria, fruto da visão e da sensibilidade da Procuradoria-Geral de Justiça”.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, destacou a atuação do então Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, que deu início às reformas do novo local do MPMS em Terenos, e que estava presente para acompanhar a entrega da nova sede: “Esta é a minha primeira inauguração durante a minha gestão e além de agradecer a Deus, esse momento se deve ao envolvimento do então Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, o responsável direto pela concretização dessa sede aqui em Terenos. É uma honra”.

O PGJ ressaltou ainda o empenho e a dedicação da Secretária-Geral, Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa, responsável por toda a gestão administrativa da Instituição.

“O Ministério Público não poderia deixar de prestigiar a cidade de Terenos com uma sede própria, não somente para o desempenho das atividades do Membro e dos servidores que aqui trabalham, mas também para toda a população”, concluiu o PGJ.

Obra

O imóvel destinado a atender a Promotoria de Justiça de Terenos foi adequado para fornecer melhores condições de serviço aos Membros e servidores do Ministério Público e à comunidade terenense. Essa adequação foi autorizada e iniciada na gestão do então Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, sendo realizada pela equipe do Departamento de Engenharia da Instituição, coordenada pelo engenheiro civil Renato Boggi Rodrigues e fiscalizada pelo arquiteto Megaron Molossi, com a colaboração e o suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação do MPMS e do Departamento de Material e Patrimônio, sob a supervisão da Secretaria-Geral do Ministério Público.

A nova sede foi adaptada para compor uma (1) Promotoria de Justiça, dispondo de recepção, sanitário acessível, copa/cozinha, CPD (Centro de Processamento de Dados), gabinete para o Promotor de Justiça, sala para assessoria, sala para apoio, sanitários unissex, sala de arquivo, área de serviço e garagem privativa.

Cabe destacar que esta unidade atende as normas de segurança institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como todas as normas de acessibilidade.

 

Texto e Fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom