Em alusão ao mês de setembro, período em que vários países dedicam campanhas e ações que atentam para os transtornos mentais (depressão, bipolaridade e personalidade impulsiva ou agressiva) e, consequentemente, o suicídio, a Escola Superior do Ministério Público, alerta a essa pauta sensível e de extrema importância de saúde pública, promove, na próxima sexta-feira (18/9), a live “Saúde Mental e Suicídio” que será transmitida ao vivo pela plataforma Microsoft Teams para Membros e servidores do MPMS.

Na ocasião, o Coordenador Pedagógico do Curso de Prevenção ao Suicídio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Edilson dos Reis, abordará a pauta “Suicídio: conhecer para prevenir”. Em seguida, o médico psiquiatra Dr. Marcos Estevão dos Santos Moura abordará o assunto “Saúde Mental”.

A live será transmitida a partir das 14 horas pelo link da ESMP-MS.

A OMS reconhece o suicídio como uma prioridade de saúde pública. De acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), a cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. O suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. Ele ocorre durante qualquer curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo no ano de 2016.

Procure ajuda

No Brasil, o CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza o apoio emocional e a prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (basta discar 188), e-mail e chat 24 horas, todos os dias.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Imagem: Marketing Assecom