Membros e servidores participaram na quarta-feira (7/10) da Reunião de Acompanhamento Tático (RAT) entre a Seplange (Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica) e o CAOMA (Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, da Habitação e Urbanismo e do Patrimônio Histórico e Cultural). O encontro semipresencial aconteceu no Colégio de Procuradores de Justiça e na pauta foram discutidos o Sistema de Governança e Gestão do MPMS e o Plano Estratégico Institucional revisado para o período de 2020 a 2025.

A reunião contou com a participação online da Coordenadora do CAOMA, a Procuradora de Justiça Marigô Regina Bittar Bezerra; e presencial do Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, Paulo Cezar dos Passos; do Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, Supervisor da Seplange; do Promotor de Justiça e Assessor do Núcleo Ambiental, Luciano Furtado Loubet; além de servidores do CAOMA e da Seplange.

O Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Paulo Ishikawa, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e pontuou sobre a resolução do Sistema de Governança e Gestão do MPMS, que está em construção pela Seplange. Também fez a apresentação dos conceitos, demonstrando graficamente como será o sistema de governança e gestão na Instituição, destacando ainda que os CAO´s atuarão como instâncias de apoio à governança.

Paulo Ishikawa explicou que atualmente a estrutura de planejamento do MPMS é composta pelo Plano Estratégico Institucional (PEI), pelos Planos Estratégicos Setoriais (PES), pelo Plano Diretor (PD) e pelo Plano Geral de Atuação (PGA). Especificamente sobre o PEI, ele relembrou o evento em que foi feita a revisão, realizado nos dias 6 e 7 de junho de 2019, e apresentou o novo Mapa Estratégico da Instituição.

Na reunião, foi entregue material contendo os objetivos específicos do CAOMA, com o detalhamento das iniciativas, dos indicadores e a relação das Promotorias de Justiça que aderiram às iniciativas para o ano de 2020. Outro documento entregue apresentou os resultados parciais dos indicadores das respectivas áreas apurados até o momento.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS