Fortalecimento, desafios, parceria e unidade institucional. Estas foram as palavras mais citadas durante a reunião de realinhamento das estratégias de atuação frente à covid-19 que ocorreu, na quarta-feira (28/10), no Colégio de Procuradores de Justiça.

Presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, a reunião contou com a presença dos Promotores de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias, Coordenadora da Força-Tarefa Covid-19; Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira, Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Educação (GEDUC); Fernando Martins Zaupa, Assessor do Núcleo do Patrimônio Público; Bianka Karina Barros da Costa, Secretária-Geral do MPMS; Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, Chefe de Gabinete do PGJ; e Luciana do Amaral Rabelo. A reunião também foi acompanhada pelos demais membros e integrantes da Força-Tarefa Covid-19, ao vivo, pelo Microsoft Teams.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, iniciou a sua fala destacando o trabalho exitoso dos membros e servidores do Ministério Público de Mato Grosso do Sul no combate à pandemia da covid-19. Ele fez uma menção especial e parabenizou os servidores da Instituição pelo Dia do Servidor, e ainda agradeceu aos integrantes da Força-Tarefa Covid-19 pela efetividade e união, destacando a atuação da Promotora de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias pelo trabalho desenvolvido à frente deste “grande desafio”.

Mesmo diante de um quadro mais estável, Alexandre Magno ressaltou que a covid-19 continua sendo um desafio tanto para a Instituição como para a população mundial, enfatizando que as estratégias de atuação do MPMS estão realinhadas e que o combate à doença não será extinto. O PGJ explicou que as demandas serão encaminhas às áreas especializadas e que os membros do Ministério Público Estadual continuarão atentos e vigilantes aos desvios de conduta, aos leitos disponíveis, às precauções para evitar o contágio e, principalmente, ao bem-estar dos cidadãos. “Agora é uma fase de rearranjar as estratégias de atuação e ter cautela. Nosso comprometimento é continuar trabalhando em prol da saúde do cidadão”.

A Coordenadora da Força-Tarefa Covid-19, Ana Cristina Carneiro Dias, agradeceu ao Procurador-Geral de Justiça pela confiança depositada em seu trabalho e também pela união, parceria e comprometimento de todos os membros que integraram o grupo. Ela ressaltou que o momento é de mudanças, mas que a experiência de atuar em uma situação tão delicada e inesperada, como a pandemia, fortaleceu o MPMS e também estreitou os laços com as demais instituições.

Da mesma forma, a Coordenadora Adjunta do GEDUC, Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira, ressaltou o fortalecimento institucional e a importante atuação da Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminham, Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde (GAEDS), na saúde pública e nas ações envolvendo a força-tarefa.

A Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa, agradeceu o apoio e a liderança do Procurador-Geral de Justiça e destacou os trabalhos desenvolvidos pelos servidores de todos os setores do MPMS, pois, mesmo de forma remota, não mediram esforços e dedicação em prol da saúde da população. Ela também parabenizou os servidores pela data comemorativa e disse que a Administração Superior está à disposição. “Foi uma união de esforços que resultou no belíssimo trabalho desenvolvido pela nossa Instituição em uma época tão delicada”, finalizou a Secretária-Geral do MPMS.

Na ocasião, vários membros falaram sobre as suas atuações na Capital e no interior do Estado, asseverando que, agora, diante dos novos desafios, novas estratégias serão adotadas para dar continuidade ao trabalho e também ao fortalecimento institucional, considerado o quesito primordial para a atuação significativa dos membros, servidores e colaboradores durante a pandemia.   

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS