Desde segunda-feira (19/10), estão sendo apresentadas ao Conselheiro do CNMP Silvio Amorim, que está em visita ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul, uma série de palestras com o objetivo de divulgar as estratégias de aperfeiçoamento de controle interno, governança e gestão administrativo-financeira do MPMS previstas no Plano Diretor da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro, em parceria com a Comissão de Enfrentamento da Corrupção, ambas presididas por ele no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Na manhã desta terça-feira (20/10), Silvio Amorim assistiu à apresentação da Secretária-Geral do Ministério Público Estadual, Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa, que deu início aos trabalhos falando aos presentes sobre as boas práticas em gestão administrativa. Bianka Barros está à frente da Secretaria-Geral do MPMS há pouco mais de 4 anos. Nesse tempo, ela realizou muitos projetos, entre eles, mudanças de conceitos e práticas diárias desenvolvidas para a prevenção de erros e avaliação de riscos. Foram criadas rotinas internas em vários setores da Instituição. “Buscamos melhorar a cada erro. Nós queremos zerar todo e qualquer problema que o MPMS tenha diante de qualquer órgão externo de fiscalização, seja o Conselho Nacional, seja o Tribunal de Contas do nosso Estado. O objetivo desse sistema de controle interno apresentado é que realmente toda a nossa cadeia produtiva seja zerada. Talvez possa ser uma utopia, mas é uma meta”, destacou a Secretária-Geral do MPMS.

Na sequência, os servidores do MPMS tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos realizados por vários setores da Instituição. A primeira foi a servidora Nádia de Moura Mattos, Diretora da Secretaria de Administração, que apresentou inovações na área-meio.

No período da tarde, dando prosseguimento ao encontro, houve a apresentação da servidora Myrian Raquel Rodrigues da Silva, Diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação, que falou sobre as boas práticas de governança de TI. Na sequência, foi a vez da servidora Cynthia Maria Souza da Silveira, Coordenadora-Geral da Assessoria de Comunicação (Assecom), que discorreu sobre as estratégias de inovação da Assessoria de Comunicação do MPMS.

O encerramento do ciclo de palestras ficou a cargo do Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Yshikawa, Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, que apresentou o Projeto Paiaguá e os planos estratégicos setoriais.

Este foi um encontro de dois dias em que membros e servidores tiveram a oportunidade de apresentar ao Conselheiro Nacional Silvio Amorim a atuação da equipe que compõe a gestão do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda.

Participaram da mesa no encerramento do encontro institucional, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; o Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos; o Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais, Antonio Siufi Neto; a Secretária-Geral da Instituição, Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa; o Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do MP, Romão Avila Milhan Junior; e o Conselheiro Nacional do CNMP Silvio Amorim.

Na fala de encerramento do evento, o Procurador-Geral de Justiça lembrou a Silvio Amorim que a presença do Conselheiro no Ministério Público Estadual é um simbolismo muito forte: “O gesto solidário de vir até o Mato Grosso do Sul levar a percepção do que é o nosso Ministério Público e apresentar o nosso nome, para nós, é de grande importância”.

Silvio Amorim, emocionado, afirmou sair surpreendido pelo profissionalismo do Ministério Público de Mato Grosso do Sul: “Quando somos reconhecidos pelo trabalho que fazemos, e que vem do coração, fica mais bonito o reconhecimento para quem recebe. Muito obrigado por esses dois dias de acolhida, e vamos continuar trabalhando no CNMP com a mesma dedicação e com as portas abertas ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul”.

Confira aqui as fotos do evento.

Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação/MPMS

Fotos: Ana Paula Leite - Jornalista