Com o intuito de divulgar as boas práticas de gestão administrativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, apresenta, nesta segunda (19/10) e terça-feira (20/10), para o Conselheiro Nacional do Ministério Público Silvio Amorim, uma série de palestras abordando essa temática, bem como a atuação ministerial no combate à corrupção no estado.

O encontro é realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça e tem o objetivo de fomentar e apoiar as estratégias de aperfeiçoamento de controle interno, governança e gestão administrativo-financeira previstas no Plano Diretor da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro, em parceria com a Comissão de Enfrentamento da Corrupção, ambas do CNMP e presididas pelo Conselheiro Nacional Silvio Amorim.

Na abertura do evento, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, agradeceu a presença do Conselheiro e enalteceu a atuação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul no combate à corrupção: “Fico feliz que a presença do Conselheiro Silvio Amorim é a primeira visita externa que recebo na minha gestão. Esta é uma grande oportunidade para mostrar a nova gestão do MPMS e todos os trabalhos que são desenvolvidos aqui. Tenho muito orgulho de apresentar a atuação de combate à corrupção no estado pela Instituição para o Conselheiro Nacional”.

Em sua fala, o Conselheiro Nacional do CNMP Silvio Amorim destacou o intercâmbio de ideias e práticas entre as Instituições e a importância do encontro para o desenvolvimento da atuação do Mistério Público como um todo.

“Este é o principal objetivo da minha vinda: conseguir falar e divulgar aquilo que o Ministério Público do Mato Grosso do Sul realiza de bom para a sociedade daqui. Vamos fazer uma segunda edição da publicação digital "O CNMP e as boas práticas de combate à corrupção e de gestão e governança dos Ministérios Públicos", em 2021, que incluirá as práticas do MPMS que serão aqui apresentadas", falou Silvio Amorim. A primeira edição da publicação será lançada no I Congresso do Ministério Público Brasileiro, que acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro deste ano.

Em seguida, a Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa, apresentou ao Conselheiro e aos membros a programação do encontro que ocorrerá hoje a amanhã.

Programação 19/10

O encontro teve início com apresentação da Promotora de Justiça e Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Cristiane Mourão Leal Santos, que apresentou a palestra “Operação Oiketicus”.

Em seguida, o Promotor de Justiça titular da 29ª Promotoria de Justiça de Campo Grande e integrante do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC), Adriano Lobo Viana de Resende, explanou sobre a atuação preventiva e corretiva do MPMS na área do Patrimônio Público.

Finalizando a parte da manhã, a Promotora de Justiça e Assessora Especial do PGJ Ana Lara Camargo de Castro explanou sobre o tema “Caso Espada da Justiça”.

No período da tarde, o Conselheiro Nacional do CNMP assistiu às apresentações do Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais, Antonio Siufi Neto, que discorreu ao lado do Promotor de Justiça Fernando Martins Zaupa acerca da Campanha “Corrupção Mata” e da atuação integrada e constante dos Promotores de Justiça do Patrimônio Público.

Em seguida, a Promotora de Justiça e Assessora Especial do PGJ Ludmila de Paula Castro Silva apresentou a atuação do DAEX - Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

O Promotor de Justiça, Assessor Especial do PGJ e Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), Paulo César Zeni, apresentou a nova ferramenta tecnológica criada pelo Laboratório de Inovação da própria Instituição, que vai auxiliar o trabalho dos Promotores de Justiça Eleitorais no pleito de 2020, o Robô da Ficha Limpa.

Finalizando as apresentações do dia, o Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI), Ricardo de Melo Alves, apresentou o Portal CI ao Conselheiro Nacional Silvio Amorim.

 

 

Clique aqui para ver mais fotos evento.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite/Jornalista-Assecom MPMS