Presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, a reunião dessa quinta-feira (29/10) uniu os Centros de Apoio da Instituição, Núcleos e Grupos de Atuação Especial, contando com a presença de 25 membros, no sistema presencial e on-line, que fazem parte da atual gestão da Administração Superior. A reunião foi realizada a pedido da Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Alexandre Magno Benites de Lacerda iniciou agradecendo aos membros que aceitaram o convite para ajudar e participar da Administração Superior, bem como para fazer um melhor desenvolvimento da Instituição, com dedicação. “Nosso papel em estar na administração, nada mais é do que servir, em primeiro lugar, a sociedade, e de forma mediata, servir os colegas e ajudar no desempenho das funções e atribuições”.

O Procurador-Geral reiterou a todos a excelência do trabalho dos Núcleos, dos Grupos de Atuação Especial e dos Centros de Apoio Operacional. “O trabalho que realizaram é motivo de muito orgulho para o Ministério Público de Mato Grosso do Sul”. Alexandre Magno lembrou ainda que a Instituição foi referência nacional, mesmo com as dificuldades de desenvolvimento das ações nesse tempo de pandemia. Núcleos, Grupos de Atuação Especial e Centros de Apoio Operacional avançaram muito nos trabalhos. Citou também o desafio que enfrentou a Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul com a capacitação dos membros e servidores do MPMS e com o sistema de ensino a distância.

“Quando assumimos a Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, sabíamos que era um desafio muito grande, porque partíamos do zero, para estruturar a escola. Esta era uma responsabilidade grande de construir e consolidar a Escola Superior do Ministério Público. Todos tinham Escola

Superior, menos o Ministério Público Estadual, que a instituiu em outubro de 2015. E, em 2017, foi disciplinada a organização, o funcionamento e demais atribuições da escola. Fui designada para exercer a função como Diretora-Geral, em março de 2018, quando efetivamente iniciaram as atividades da escola”, afirmou a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, que apresentou toda a estrutura organizacional, ações educacionais visando à capacitação dos membros e servidores do MPMS e o planejamento para 2021.

Em prosseguimento à explanação, o Promotor de Justiça George Zarour Cezar, Conselheiro da ESMP, lembrou-se dos desafios que a pandemia apresentou a todos, inclusive com a incerteza e contingenciamento de recursos para cursos de capacitação, que muito afetaram a escola. Houve a necessidade de uma readequação e formatação de trabalho da ESMP. “Nossa prioridade máxima para o ano que vem é um projeto muito grande que abrange todas as áreas do MPMS, um curso de 18 meses de duração, presencial ou híbrido. Vai depender da pandemia. Este curso vai auxiliar o vitaliciamento dos novos Promotores de Justiça em estado probatório. Uma inovação para a formação dos Promotores recém-ingressos no nosso Ministério Público”.

Fez o uso da palavra, também, o Conselheiro Administrativo-Consultivo, Promotor de Justiça Paulo César Zeni, que ressaltou o trabalho da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange) na realização do plano de capacitação em competências comuns do MPMS, capitaneado pelo Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa.

A relevância da unidade institucional foi unanimidade na reunião, além da busca pelo equilíbrio da Instituição nos novos tempos. Aberta a palavra aos presentes, foram apresentadas à Escola Superior do Ministério Público, sugestões, contribuições para o processo de construção, prioridades, trocas de experiências e ideias. No desfecho da reunião, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, afirmou: “Vamos fazer o futuro do nosso Ministério Público, mas um futuro de unidade, este sim, é o nosso desafio".

Texto e fotos: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação