As tendências e os desafios do teletrabalho no âmbito do Ministério Público Estadual foi tema de conversa do Papo de Escola – live apresentada pela Escola Superior do MPMS que traz semanalmente profissionais para debater assuntos em voga na sociedade e pertinentes à Instituição.

Nesta sexta-feira (6/11), o assunto debatido foi a modalidade do teletrabalho, que foi impulsionado este ano de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus que impôs o isolamento social e o afastamento de trabalhadores de seus respectivos ambientes de trabalho como forma de prevenção à doença.

Na abertura do evento, a Promotora de Justiça e Conselheira Administrativo-Consultiva da ESMP-MS, Claudia Loureiro Ocariz Almirão, deu as boas-vindas às palestrantes e destacou a importância do tema para o Ministério Público Estadual, pois abarca várias vertentes, seja o atendimento psicológico ou a segurança do trabalho.

A Promotora de Justiça e Presidente da Comissão de Gestão do Teletrabalho do MPMS, Lívia Carla Guadanhim Bariani, apresentou o resultado da pesquisa feita pela Comissão de Gestão do Teletrabalho do MPMS com os servidores. A Promotora destacou que a pesquisa teve o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do teletrabalho, avaliar as dificuldades encontradas e propor ações de melhorias à Administração Superior, consoante prescreve a Resolução CNMP nº 157/2017. Na ocasião, a Presidente da Comissão apresentou todas as fases da pesquisa e o diagnóstico com ações a serem implantadas no MPMS no que tange ao teletrabalho.

Em seguida, a Assistente Social e Chefe da Assistência Psicossocial da Procuradoria-Geral do Trabalho, Ana Claudia Freire Camargo, fez uma breve explanação do panorama dos servidores lotados na Procuradoria-Geral do Trabalho e como se deu o processo de atendimento a eles durante a pandemia, que tiveram que se adaptar ao “home office”.

Na sequência, a Engenheira Sanitarista, Ambiental e de Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho Valéria França apresentou o tema da ergonomia no ambiente de trabalho, além de dicas de como melhorar o desempenho e a disciplina dos trabalhadores que estão em teletrabalho.

A Psicóloga do DAEX do MPMS Lindomar Pacheco apresentou o Programa de Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho, que contempla o atendimento psicológico on-line de seus integrantes. Ela destacou que este programa já estava em desenvolvimento desde o ano passado e que, este ano, devido à pandemia, foi intensificado para atender situações que impactaram a saúde mental dos servidores da Instituição neste momento delicado.

Por fim, a Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa, fez uma retrospectiva sobre a resolução que implantou o Regime Diferenciado de Atendimento de Urgência (RDAU), bem como a que instituiu o Regime de Expediente Excepcional (REE) no âmbito da Instituição. A Secretária-Geral destacou, entre outros temas, como a Instituição como um todo se preparou e se adaptou neste período de pandemia para continuar realizando os serviços e os atendimentos essenciais à população.

“Nós do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul nos preparamos para um futuro que não era um futuro de pandemia e sim de tecnologia, de 100% virtual. E tudo isso que nós fizemos nos últimos dez anos possibilitou que pudéssemos passar por esse momento de crise de forma branda, pois houve investimento e estudos para isso”, destacou a Promotora de Justiça.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista Assecom MPMS