O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pela 32ª Promotoria de Justiça da Saúde, realiza mediação para tratar da nova contratualização da Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande.

No mês de outubro foram realizadas três reuniões. Houve registro do quarto encontro pela Assessoria de Comunicação do MPMS, o qual foi realizado na terça-feira (10/11), no Auditório Dra. Cláudia Menezes Pereira, localizado no prédio das Promotorias de Justiça da Rua da Paz, onde estavam presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), da Procuradoria-Geral do Município, da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin) e da Santa Casa.

Na reunião, o MPMS propôs a realização de reunião técnica com a Sefin para a revisão de todos os contratos e recursos humanos do Hospital Santa Casa, como forma de identificar eventuais deficiências que possam ser supridas no âmbito orçamentário da instituição, tendo a proposta sido anuída pela Sefin e Sesau.

Na quinta-feira (19/11), houve a quinta reunião, também no Auditório Dra. Cláudia Menezes Pereira, para dar continuidade às tratativas, oportunidade em que foram debatidas questões orçamentárias e os seus reflexos na implementação da nova contratualização do Hospital Santa Casa de Campo Grande para a prestação de serviços de saúde vinculados ao SUS nesta Capital.

“Houve consenso e prorrogação do contrato por 90 dias, a partir do vencimento, que será em 30 de novembro. Nesse ínterim, os demais compromissos assumidos pelas partes são de contribuir para as medidas do plano de ajuste financeiro e orçamentário apresentados pelo Hospital Santa Casa ao Ministério Público Estadual”, afirmou a Promotora de Justiça da Saúde Filomena Aparecida Depolito Fluminhan.

Participaram desta última reunião, José Mauro Pinto de Castro Filho, Secretário Municipal de Saúde; Pedro Pedrossian Neto, Secretário Municipal de Finanças e Planejamento; Geraldo Resende Pereira, Secretário de Estado de Saúde; Antônio Lastória, Assessor-Geral da Diretoria de Atenção à Saúde e representante da Secretaria de Estado de Saúde; Heitor Rodrigues Freire, Presidente do Hospital Santa Casa de Campo Grande; Luiz Alberto Kanamura, Superintendente do Hospital Santa Casa; e Heitor Miguel Scheibeler, Diretor-Secretário do Hospital Santa Casa.

Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Imagens: 32ª Promotoria de Justiça da Saúde