O Ministério Público do Estado acompanhou, nesse sábado (14/11), a campanha nacional de multivacinação e vacinação contra poliomielite organizada pela Secretaria de Saúde da Capital, realizada no Shopping Campo Grande. O MPMS estava representado pela Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde (GAEDS). Estavam presentes o Secretário Municipal de Saúde, José Mauro de Castro; a Superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo; além de servidores da saúde e representantes do Rotary Club de Campo Grande.

A cobertura vacinal continua muito baixa no Estado de Mato Grosso do Sul e na Capital. Preocupada com essa situação e com a expectativa de reverter esses números considerados baixos, a Promotora de Justiça convocou uma reunião, realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, na sexta-feira (13/11), com representantes de inúmeras entidades representativas para fomentar a adesão da população. Durante as tratativas, foram sugeridas estratégias para diminuir esse déficit. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a faixa etária que foi menos imunizada até agora é a relativa ao primeiro ano de vida.

A campanha está em andamento nas 71 unidades de saúde da Capital e em Shopping Centers, para atender crianças e adolescentes. Devem ser vacinados na campanha de multivacinação adolescentes menores de 15 anos de idade e, contra a poliomielite, crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade. Vale ressaltar que a poliomielite, responsável pela paralisia infantil, já estava erradicada no País. Porém, em razão da falta de adesão da população à vacinação, a doença corre risco de retomar.

A campanha continua até o dia 30 de novembro. Para a criança ou o adolescente serem vacinados, é necessário que os responsáveis compareçam no local com a caderneta, o documento de identificação da criança ou do adolescente e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Parcerias na campanha vacinal

A 32ª Promotoria de Justiça vem adotando, desde o ano de 2019, diversas medidas que viabilizaram um projeto, em parceria com a Empresa Energisa, que incentiva a sociedade a aderir ao Programa Nacional de Vacinação.

Desde o mês de setembro, as faturas de energia elétrica trazem frases que mobilizam a população a procurar um posto de vacinação e colocar as vacinas das crianças e adolescentes em dia. Além disso, as campanhas de vacinação do Ministério da Saúde estão sendo divulgadas com o apoio da Energisa em seus canais de comunicação e rádios em todo o Estado.

Texto e fotos: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação