Visando dar visibilidade ao diagnóstico da estrutura que o Ministério Público brasileiro possui para a atuação na defesa do meio ambiente no ano de 2020, o Conselho Nacional do Ministério Público lançou a Revista “Cenários, Oportunidades e Desafios do Ministério Público Ambiental 2020/2021”, organizada pela Comissão do Meio Ambiente do CNMP, que promoveu o levantamento de dados nos ramos e unidades do Ministério Público brasileiro relativos à estrutura do MP ambiental.

O documento traz um panorama nacional, comparando a estrutura existente em cada unidade, bem como relacionando-a com os biomas de cada Estado: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampas.

Bioma Pantanal

O tópico “Bioma Pantanal: peculiaridades e desafios na sua proteção” foi elaborado pelo Promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo Ambiental do MPMS, Luciano Furtado Loubet, com a colaboração do Geógrafo Roni Berto Medina e da Engenheira Ambiental Ananda Rodrigues Oliveira, ambos servidores técnicos do MPMS.

O capítulo apresenta o bioma e mostra que, com o avanço da intervenção humana, muitas áreas perderam espaço para a formação de pastagem, em decorrência da expansão da pecuária e da agricultura no Pantanal.

Com gráficos e ilustrações, o Núcleo Ambiental apresentou a situação do bioma e a atuação do Ministério Público Estadual para a sua defesa e preservação.

A revista elaborada pelo CNMP é uma publicação interativa, de forma que o leitor, ao navegar no documento, poderá acessar dados complementares, citações, vídeos e/ou imagens relacionadas à narração sobre os biomas, que são disponibilizados por link no texto.

Para ter acesso à revista clique no Anexo 1 da notícia.

 

 

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

 

Anexos da notícia