Durante três dias, 13 candidatos passaram pela banca examinadora do XXVIII Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Esses concorrentes estavam entre 4.256 candidatos que tiveram suas inscrições deferidas em 2018.

Foram muitos os obstáculos vencidos até chegarem nas últimas etapas estabelecidas pelo MPMS. Na segunda-feira (7/12), os candidatos tiveram 20 minutos cronometrados para apresentar argumentos nos autos do processo-crime que foi distribuído anteriormente pela Comissão do Concurso para a execução do júri.

Os 13 candidatos foram divididos em dois dias para a prova oral. Na terça-feira (8/12), sete candidatos participaram, tendo o tempo preestabelecido de duas horas, com 20 minutos para cada disciplina. Na quarta-feira (9/12), os outros seis.

Os candidatos foram avaliados pela banca examinadora composta pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, responsável pelas questões de Direito Civil; pela Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva, encarregada das questões de Direito Constitucional; pelo Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, Paulo Cezar dos Passos, que avaliou as disciplinas de Direito Penal e Direito Processual Penal; pelo Procurador de Justiça Alexandre Lima Raslan, avaliador da disciplina de Tutela de Interesses Difusos e Coletivos e Individuais Homogêneos; e pelo Advogado e representante da OAB/MS, Stheven Ourives Razuk, que ficou encarregado da disciplina de Direito Processual Civil.

Este foi um concurso que primou, antes de tudo, pela transparência e oportunidade indistinta aos candidatos e candidatas que vieram de diversos Estados da Federação para ingressar na carreira do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, lembrou o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda: “Em breve, teremos o resultado daqueles que ingressaram nas fileiras da Instituição. Desejo uma boa sorte a todos”.

Durante a realização das provas, não foi permitida qualquer comunicação entre os candidatos, nem o uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico, de comunicação ou de gravação, ou qualquer outro aparelho de armazenamento de dados, bem como protetores auriculares.

Todas as provas foram gravadas e filmadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), organizadora do certame. Esse registro ficará à disposição da banca examinadora e dos candidatos para solucionar eventual dúvida, além de servir como material para o banco de dados do Memorial do MPMS.

Após avaliação do último candidato, o Procurador-Geral de Justiça agradeceu o apoio da OAB/MS, na presença do advogado Roberto Santos Cunha, que participou do primeiro dia de prova oral, e do advogado Stheven Ourives Razuk, que esteve nos dias subsequentes. O Procurador-Geral agradeceu ainda ao Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Romão Avila Milhan Junior, por acompanhar todos os candidatos nesses três dias de avaliação.

Alexandre Magno destacou a dedicação e o empenho da banca examinadora, na pessoa dos Procuradores de Justiça Paulo Cezar dos Passos, Jaceguara Dantas da Silva e Alexandre Lima Raslan, por terem contribuído com seus respectivos saberes jurídicos para mais um concurso de ingresso na carreira do MPMS.

Por fim, o Procurador-Geral agradeceu o apoio e a organização do evento, de responsabilidade da Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa, e a dedicação total dos servidores que compuseram a Comissão do Concurso.

Para o ano de 2021, Alexandre Magno Benites de Lacerda, já adiantou: “Na sequência, vamos abrir um novo concurso para o Ministério Público de Mato Grosso do Sul para preencher as vagas que necessitamos no Estado”.

A realização do concurso seguiu todas as medidas de segurança estabelecidas pelo Plano de Biossegurança de contenção à covid-19 da Procuradoria-Geral de Justiça.

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Fotos: Ana Carolina Vasques - Jornalista