O clima natalino este ano desperta um sentimento ainda mais forte, principalmente devido à pandemia da covid-19.  Solidariedade, amor e esperança. Com essas palavras que acalentam o coração e nos fazem acreditar em dias melhores, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), e do Núcleo da Cidadania (NUCI), lançou virtualmente, nesta quinta-feira (3/12), a 6ª edição da Campanha “Compartilhe o Natal”.

A primeira edição da campanha aconteceu em 2015, ocasião em que foram arrecadados mais de 10 mil brinquedos. A média nos anos posteriores atingiu 8 mil doações, que despertaram sorrisos nas crianças e jovens em todo o Estado.

Em 2020, apesar do distanciamento social, a campanha está a todo vapor e respeitando as medidas de segurança. Assim, as doações podem ser feitas com brinquedos nos postos de arrecadação ou por meio de transferência e de depósito bancário. Vale lembrar que todo o processo de compra e distribuição dos brinquedos conta com a supervisão do MPMS. 

No lançamento, a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do MPMS (ESMP-MS) Jaceguara Dantas da Silva, idealizadora da campanha, agradeceu o apoio do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; do Procurador de Justiça e Coordenador do CAODH, Francisco Neves Júnior; e das Promotoras de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias, Coordenadora do Núcleo da Cidadania, e Clarissa Carlotto Torres, pela união de esforços na realização da campanha, mesmo diante da pandemia.

A Procuradora de Justiça fez uma breve retrospectiva dos cinco anos do projeto e ressaltou que a ação entrou no cronograma das campanhas institucionais do MPMS, o que reforça a aceitação e o engajamento dos membros e parceiros. “Agradeço imensamente o apoio e a dedicação de todos os membros, parceiros e apoiadores na realização da campanha”.

O Coordenador do CAODH, Procurador de Justiça Francisco Neves Júnior, destacou que a Campanha “Compartilhe o Natal” é uma iniciativa institucional, utilizando-se da parceria de empresas públicas e privadas, que resgata a alegria de crianças e jovens com deficiência em todo o Estado. Por ser um ano atípico, devido à pandemia da covid-19, Francisco Neves Júnior disse que está muito feliz com os resultados já alcançados, mesmo antes do lançamento da campanha. “Com o empenho e dedicação dos servidores e membros da Instituição e com a proatividade dos parceiros, vamos conseguir atender as crianças e jovens que fazem parte do projeto”.

O Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Romão Avila Milhan Júnior, parabenizou o Procurador-Geral de Justiça e todos os envolvidos na continuidade e organização da campanha, ao destinar às crianças carentes um presente que, diante da pandemia, tem um grande significado. “Gratidão de toda a classe pelo desenvolvimento e continuidade do projeto que é sinônimo de carinho e afeto”.

Para finalizar, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, também parabenizou todos os envolvidos na realização da campanha que é “motivo de orgulho para a Instituição”.

A solenidade contou com a presença do personagem Batman da Liga do Bem e, na ocasião, foi entregue um brinquedo, de forma simbólica, para a representante da Sociedade Educacional Juliano F. Varela.

O evento contou ainda com a presença do Presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinsemp-MS), Vanduir Abadio Barbosa.

Doe amor

Nesta 6ª edição da Campanha “Compartilhe o Natal”, as doações podem ser feitas por meio de brinquedos, a serem entregues nos postos de coleta, ou ainda, de qualquer valor em dinheiro, por transferência ou depósito bancário.

A conta disponível para a doação é a da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP): Banco Sicredi, agência 0913, conta corrente 24038-9, CNPJ 15.413.313/0001-49.

Serão beneficiadas as seguintes Instituições: Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA), Associação Renasce a Esperança, Centro de Educação Especial Girassol (Cedeg/Apae), Cotolengo Sul-Mato-Grossense, Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC), Pestalozzi/Campo Grande, Secretaria de Estado de Educação (SED) e Sociedade Educacional Juliano F. Varela.

Parceiros

A Campanha “Compartilhe o Natal 2020” conta com o apoio dos seguintes parceiros: Águas Guariroba, Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Blink 102 FM, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Condomínio Odontológico, Crematório Campo Grande, Escola Paulo Freire, Famasul, FM Capital, Gráfica e Editora Pontual, Liga do Bem, Pax Nacional, Ri Happy (do Shopping Campo Grande), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Shopping Campo Grande, Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul (Sindifiscal/MS), Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de MS (Sinsemp-MS), TV Morena, Unisaúde e VS Engenharia.

Confira todas as informações sobre a Campanha “Compartilhe o Natal 2020” aqui.

Acesse as fotos do lançamento da Campanha “Compartilhe o Natal 2020” aqui.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS