O Projeto Vacinômetro do MPMS ganhou repercussão nacional e outros Ministérios Públicos manifestaram interesse em replicá-lo nos seus territórios, fato que impulsionou o Ministério Público de Mato Grosso do Sul a ampliar e aperfeiçoar a ferramenta. Considerando a importância do tema, a partir de agora, a ferramenta do Vacinômetro trará dados de cobertura vacinal de todas as unidades da Federação e a evolução desta cobertura ao longo do tempo.

Houve adesão de 34 comarcas ao projeto, tendo os Promotores de Justiça acionado os gestores municipais para providências quanto à necessidade de aumento da imunização de sua população.

A Secretaria de Tecnologia da Informação do MPMS se empenhou em disponibilizar o maior número de dados possíveis aos órgãos de execução, aos demais Ministérios Públicos, aos gestores e à população em geral. Agora, será possível fazer um diagnóstico com precisão sobre a cobertura vacinal de qualquer município, estado ou região do País, bem como sobre a evolução desta situação ao longo do tempo ou, ainda, a comparação dos índices com outras localidades.

A Promotora de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias, Coordenadora do Núcleo da Cidadania, está bastante feliz com as modificações implementadas e afirmou que: “Esses dados contribuirão sobremaneira com o monitoramento desta política de saúde tão preciosa, que protege a população de doenças graves, mas que podem ser prevenidas com um ato tão simples e gratuito, que é a vacinação”.

Projeto Vacinômetro

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul deu início ao Projeto Vacinômetro em 2019, devido à expressiva queda da imunização da população, com o objetivo de fornecer indicadores de cobertura vacinal aos Promotores de Justiça do Estado, para enfrentar o problema de baixo índice de cobertura vacinal nos municípios.

As falhas relacionadas à baixa cobertura vacinal no Estado trazem a real possibilidade de introdução de doenças imunopreveníveis já erradicadas no País, especialmente neste momento de pandemia, que pede mais atenção das autoridades quanto ao assunto imunização.

A imunização é a única maneira de garantir que doenças já erradicadas não voltem. Por isso a importância de os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes compreenderem que o ato de vacinar protege não somente os seus filhos, mas toda a coletividade, que também é beneficiada com esse gesto de proteção e cuidado.

Acesso à página: https://mpsocial.mpms.mp.br/vacinometro/index.htm

Texto: Núcleo da Cidadania editado por Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação