O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, participou, nesta segunda-feira (7/12), da cerimônia de obliteração do selo comemorativo dos 40 anos de instalação do Tribunal de Contas do MS.

A solenidade foi conduzida pelo Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Conselheiro Iran Coelho das Neves, e reuniu chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Plenário Conselheira Celina Martins Jallad. O TCE/MS seguiu todo o protocolo de recomendações sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em razão da pandemia da covid-19.

No discurso de abertura, o Presidente do Tribunal de Contas destacou que a realização restrita da solenidade, devido à pandemia, cumpre o calendário inadiável dos Correios em homenagear a Corte do MS. “Em nome dos meus pares, Conselheiros aqui presentes, e em nome de todos os servidores desta Casa, agradeço a presença de todas as autoridades que participam desta breve cerimônia de homenagem, seguindo todos os protocolos de saúde, celebrando este ato que enaltece os 40 anos de criação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul”.

O Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, ressaltou que a obliteração do selo perpetua a presença e a importância do Tribunal de Contas para a sociedade sul-mato-grossense nesses 40 anos de história. “Fico muito feliz em poder participar de um momento como este, que vai servir como registro à memória de nosso Estado em reconhecimento ao excelente trabalho que essa Corte de Contas tem feito pelas instituições e por toda a sociedade ao longo desses anos”.

O Superintendente Estadual dos Correios, André Luiz Nascimento Reis, explicou que o lançamento de um selo, além de ser uma obra de arte, tem a importância de ser um registro histórico dos fatos que vão acontecendo em um País. “Hoje, nos sentimos muito honrados em participar do lançamento desse selo personalizado e de sua obliteração, dando uma pequena contribuição na história do Estado de Mato Grosso do Sul e na história do Tribunal de Contas”.

Na sequência, o Presidente, Iran Coelho das Neves, realizou a primeira obliteração do selo com o carimbo comemorativo. Em seguida, fizeram também a obliteração, o Governador de MS, Reinaldo Azambuja; o Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Deputado Paulo Corrêa; o Presidente do Tribunal de Justiça de MS, Desembargador Paschoal Carmello Leandro; o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, João Antônio de Oliveira Martins Júnior; e o Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

A mesa solene foi composta ainda pelo Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Romão Avila Milhan Junior; pelo Ouvidor do TCE/MS, Conselheiro Osmar Domingues Jeronymo; pelo Diretor-Geral da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), Conselheiro Waldir Neves; e pelo Conselheiro Marcio Monteiro.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS – com informações do TCE/MS

Fotos: Ana Paula Leite