A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange) do MPMS, por meio do Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, Paulo Cezar dos Passos, e do Chefe de Gabinete do PGJ e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, apresentou, nesta quinta-feira (14/12), o Plano Geral de Atuação de 2021.

A apresentação foi realizada durante a última Reunião Ordinária do Colégio de Procuradores, tendo sido aprovada, por unanimidade, ao final do encontro.

Na ocasião, Paulo Passos, fez a abertura: “Nós tivemos um ano diferente, de muito aprendizado e, principalmente, de grande resiliência. Estamos ainda passando por um momento de pandemia e muitos percalços, mas em nenhum momento o Ministério Público de Mato Grosso do Sul parou. Nós atuamos de maneira intensa e descobrimos como atuar de modo remoto, virtual, mas com alta produtividade e incontestável eficiência”.

O Procurador de Justiça destacou os investimentos que foram realizados em gestões anteriores, com importantes investimentos em tecnologia ao longo dos anos, que garantiu que os serviços prestados aos cidadãos não sofressem solução de continuidade ou qualidade, mesmo diante do período da pandemia da covid-19.

PGA 2021

Na apresentação, o Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, destacou a atuação dos membros e servidores da Instituição, diante de um cenário atípico que impactou diretamente as atividades desenvolvidas pelos servidores públicos de uma maneira geral.

No entanto, o Supervisor da Seplange ressaltou que, apesar do impacto de grandes proporções, o Ministério Público Estadual já vinha se preparando e se modernizando para cenários em que a realidade virtual fosse utilizada no ambiente da Instituição.

“Graças aos avanços e investimentos tecnológicos, tanto membros quanto servidores puderam realizar suas atividades em teletrabalho, com a mesma qualidade e continuidade dos serviços prestados”, destacou o Promotor de Justiça.

Pensando nisso, o Plano Geral de Atuação de 2021 (PGA) foi construído neste ambiente, onde reuniões virtuais substituíram encontros presenciais, mas sem que isso representasse a perda da essência do compromisso constitucional que o Parquet mantém junto à sociedade.

A elaboração do PGA teve início em agosto de 2020, com a construção dos formulários em Microsoft Word e Microsoft Forms. Além disso, de modo a tornar o PGA um instrumento mais transparente, eficiente e de fácil consulta, a Seplange inovou ao viabilizar a construção do PGA 2021 na forma de painel, por meio da ferramenta Power Business Intelligence (BI) da Microsoft, cuja funcionalidade transforma os dados coletados disponíveis em informações dinâmicas, coerentes, interativas e visualmente envolventes, facilitando a organização e a demonstração das informações reunidas.

O Plano Geral de Atuação (PGA) é um instrumento de gestão de curto prazo e representa a execução anual do Plano Estratégico Institucional (PEI), evidenciando as prioridades de atuação no nível operacional, tanto da área meio, quanto da área finalística.

Cabe destacar também que o PGA vem sendo elaborado pela Seplange desde 2016, em atendimento ao art. 7º, inciso X, da Resolução nº 005/2014-PGJ, que incumbe à referida Secretaria, a elaboração do documento e seu encaminhamento ao Procurador-Geral de Justiça, promovendo também seu acompanhamento, monitoramento e avaliação. Ademais, o PGA é constituído pela reunião dos Planos de Atuação de diversos órgãos e unidades que compõem a estrutura do MPMS. Assim, o escopo do PGA 2021 compreendeu os Planos de Atuação de diversos órgãos, sendo eles da Administração Superior e de Coordenação às Atividades Institucionais. Abarcou, ainda, a totalidade das Promotorias de Justiça, bem como as áreas de Administração, Comunicação, Pessoas e Tecnologia da Informação.

O PGA 2021 pode ser acessado por meio do link mpms.mp.br/pga2021.

 

Texto e fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS