Por meio do Procedimento Administrativo nº 09.2021.00000172, instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça da comarca de Três Lagoas, o Ministério Público Estadual irá acompanhar as ações e medidas que estão sendo executadas pelo Poder Executivo dos Municípios de Três Lagoas e Selvíria. 

Os Promotores de Justiça Moisés Casarotto e Eteocles Brito Mendonça Dias Junior consideraram, entre outras medidas, que as diretrizes definidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 visam apoiar as unidades federativas e os municípios no planejamento e na operacionalização da vacinação contra a doença. No procedimento instaurado, os Promotores de Justiça destacaram ainda que o êxito dessa ação será possível mediante o envolvimento das três esferas de gestão por meio de esforços coordenados no Sistema Único de Saúde (SUS), mobilização e adesão da população à vacinação.

No documento, os membros do MPMS requisitam informações à Secretaria Estadual de Saúde a respeito do cronograma ou da previsão de disponibilização da vacina e de eventuais iniciativas em caso de inércia/demora do Ministério da Saúde, bem como acerca das providências preliminares na eventualidade de deficiência de insumos estratégicos que estarão a cargo dos Estados (seringas e agulhas).

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (21/1) pela SES, a macrorregião de Três Lagoas contabiliza mais de 12 mil casos confirmados. Somente em Três Lagoas são 5.265 pessoas com testes positivos para a doença.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom