O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, presidiu, nesta quinta-feira (21/1), a primeira Reunião Ordinária do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Entre os expedientes encaminhados para a apreciação, destaca-se o Ofício nº 0908/2020/CGMP/MS, de 27.11.2020, da Corregedoria-Geral, informando sobre o Relatório Circunstanciado das Correições Ordinárias previstas no Aviso nº 0018/2020/CGMP/MS, publicado no DOMP nº 2.293, de 23 de setembro de 2020, realizadas nas Promotorias de Justiça de Nioaque, Jardim e Bonito.

Já na ordem do dia, foram apreciados pelos membros do Conselho, julgamentos, inquéritos civis e procedimentos do Relator-Conselheiro, Edgar Roberto Lemos de Miranda.

Despedidas

A reunião desta quinta-feira foi marcada pelo tom de despedida de cinco membros que deixam o Conselho Superior, após dois biênios de atuação. Os Procuradores de Justiça Antônio Siufi Neto, Edgar Roberto Lemos de Miranda, Jaceguara Dantas da Silva, Belmires Soles Ribeiro e João Albino Cardoso Filho agradeceram o companheirismo dos demais Procuradores de Justiça e saudaram os novos Conselheiros que assumirão em 2021.

Na ocasião, o Procurador de Justiça Antônio Siufi Neto destacou a evolução institucional do Conselho Superior ao longo dos anos. “Neste sexto mandato, com doze anos de atuação neste Conselho, eu tenho o dever de gratidão com todos os membros pela expressiva votação neste último mandato. Espero ter cumprido fielmente a missão que me foi confiada. Agradeço o companheirismo e a parceria de todos os Conselheiros. Agradeço também ao Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, pela condução deste Conselho Superior e pela forma democrática que preside a Instituição”, finalizou o Procurador de Justiça.

Em seguida, o Procurador de Justiça Edgar Roberto Lemos de Miranda também fez seus agradecimentos, em especial ao Corregedor-Geral da Instituição, Silvio Cesar Maluf, e ao Procurador de Justiça Marcos Antônio Martins Sottoriva, que atuou como Corregedor-Geral nos biênios anteriores: “A nossa intenção é sempre aprimorar, facilitar os trabalhos para os Promotores de Justiça, o nosso interesse enquanto Conselheiros é sempre ajudar”.

Por sua vez, a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva saudou todos presentes e agradeceu o apoio dos membros durante os quatros anos em que esteve no Conselho Superior: “Foram quatro anos de muita aprendizagem. Eu aprendi muito com os Conselheiros e cada um pôde acrescentar muito na minha longa trajetória aqui no Conselho Superior. Foi um momento muito feliz para mim em participar de alguns momentos extremamente importantes da vida institucional e contribuir, ainda que com uma parcela mínima, para o Ministério Público Estadual”.

A posse dos Conselheiros eleitos está marcada para o próximo dia 28 de janeiro, ocasião em que tomarão posse para o biênio 2021/2022 os Procuradores de Justiça Mara Cristiane Crisóstomo Bravo, Francisco Neves Júnior, Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya, Silasneiton Gonçalves, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, Alexandre Lima Raslan, Evaldo Borges Rodrigues da Costa, Esther Sousa de Oliveira, Gerardo Eriberto de Morais e Aroldo José de Lima.

 

Texto e fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom