O Promotor de Justiça titular da 1ª PJ de Cassilândia, Pedro de Oliveira Magalhães, esteve, na tarde desta sexta-feira (22/1), no estabelecimento penal do município para averiguar a situação dos internos que testaram positivo para a covid-19.

Na ocasião, o representante do Ministério Público Estadual conversou com os detentos, constatando que todos os positivados para a covid-19 estão isolados dos demais custodiados e sendo acompanhados por uma enfermeira da Prefeitura.

O Promotor Pedro Magalhaes verificou que quatro internos aparentavam estar mais debilitados e, após o cumprimento dos requisitos legais, mediante requisição do representante do Ministério Público, os internos foram escoltados pela Polícia Militar na ambulância da Secretaria de Saúde para serem submetidos a exames médicos.

Ainda, na data de hoje, foi realizada reunião entre o Promotor de Justiça, o Defensor Público Giuliano Stefan Ramalho de Sena Rosa (por videoconferência), o Secretário Municipal de Saúde, José Lourenço Braga Líria Marin, e o Diretor do Presídio, José Carlos Marques. No encontro, o Secretário de Saúde se comprometeu a manter a enfermeira para o atendimento dos presos com covid-19 todos os dias (inclusive nos fins de semana), e para o atendimento médico nos dias úteis.

Em razão disso, por ora, tanto o Ministério Público Estadual quanto a Defensoria Pública avaliam que não há necessidade de adotarem medidas judiciais, mas que continuarão acompanhando o caso.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Fotos: 1ª PJ de Cassilândia