O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, prestigiou, nesta sexta-feira (22/1), a solenidade de posse da nova administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. O evento foi realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e contou com a presença de diversas autoridades.

A cerimônia empossou os Desembargadores Carlos Eduardo Contar (Presidente), Sideni Soncini Pimentel (Vice-Presidente) e Luiz Tadeu Barbosa Silva (Corregedor-Geral de Justiça), que assumem a administração do órgão no período de 2021/2022. Os magistrados foram escolhidos durante a sessão do Tribunal Pleno do dia 21 de outubro de 2020.

O Desembargador Paschoal Carmello Leandro, Presidente do TJMS, presidiu a mesa solene e abriu a ordem dos discursos da noite, agradecendo a todos que o acompanharam em sua gestão, em especial os colegas Desembargadores que o auxiliaram na modernização institucional do Tribunal de Justiça, e cada magistrado de primeiro e segundo grau pelo apoio recebido durante o biênio 2019/2020. Em seu entender, isso só foi possível em razão do trabalho e comprometimento com uma prestação jurisdicional de qualidade. O Desembargador fez uma retrospectiva de sua administração, pontuando os melhoramentos tecnológicos, a aquisição dos recursos humanos e as ações desenvolvidas diante da crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

“Neste momento em que encerro o mandato, faço uso da palavra para registrar meus agradecimentos aos nobres colegas desta Corte. Registro ainda os sinceros agradecimentos aos servidores do Judiciário de Mato Grosso do Sul. Parabenizo os colegas da nova administração que se inicia e desejo sucesso nas suas respectivas funções administradas”, concluiu o Des. Paschoal Carmello Leandro.

Saudando os empossados, o Procurador-Geral de Justiça do MPMS destacou em seu discurso a atuação do Desembargador Paschoal Carmello e desejou sucesso para a nova gestão.

“Primeiro lugar, em nome do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, parabenizo o Desembargador Paschoal Carmello pelo excelente trabalho desenvolvido no Tribunal de Justiça, que exerceu com virtude e muito respeito. Ao Desembargador Eduardo Contar, ressalto que sua ascensão à Presidência do Tribunal de Justiça é um momento de muita expectativa porque Vossa Excelência é um grande aliado do Ministério Público na luta por uma sociedade mais justa e solidária”, ressaltou o Procurador-Geral de Justiça.

O Chefe do Ministério Público ainda refletiu sobre a atuação das instituições neste momento de pandemia, sendo a união de esforços a melhor forma para atravessarmos a crise.

“A sociedade espera que as instituições cumpram seu papel, e este ano de 2021 exigirá daqueles que podem fazer o melhor pela Nação. A sociedade necessita que seus representantes tenham responsabilidade e empatia com o próximo. O Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e as demais instituições têm que dar o exemplo para a sociedade, para que possamos construir uma nação cada vez mais forte e pujante”, concluiu Alexandre Magno Benites de Lacerda.

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB-MS), Mansour Elias Karmouche, saudou os Desembargadores e destacou em seu discurso que os trabalhos da OAB e do Judiciário devem ser aqueles que referendem a ciência, defendam os interesses coletivos e fortaleçam as medidas que protejam a economia e estimulem a aprovação de reformas institucionais.

“Temos a certeza de que o Desembargador Eduardo Contar, com sua cultura jurídica, sua formação humanista e sua inteligência sobejamente reconhecida, dará amplos respaldos às ações legítimas dos advogados de Mato Grosso do Sul, não somente pelas suas qualidades intrínsecas, mas pelo seu reconhecido senso de Justiça”, declarou o Presidente da OAB/MS.

Em sua fala, o novo Presidente do TJMS, Carlos Eduardo Contar, relembrou sua trajetória profissional de 35 anos no serviço público e fez uma bela reflexão com base na leitura das bem-aventuranças do Evangelho de Mateus.

“Não existe justiça, se houver omissão ou indiferença contra crimes, violências, usurpação de liberdades. A verdadeira justiça há de trazer o equilíbrio e a verdade. Decisões arbitrárias também devem ser rechaçadas. Mato Grosso do Sul prima pela retidão de seus magistrados, onde Juízes de Direito e Desembargadores sempre caminharam na melhor direção. Iniciamos este biênio com o compromisso de caminharmos juntos, mesmo sabendo que não haverá unanimidade. Assumo o comando desta Corte sabendo que não devemos permitir sermos iguais, é preciso que sejamos diferentes, ter audácia, arriscar, e espero não errar mais do que o natural, razão pela qual desejo a compreensão de todos”, ressaltou o novo Presidente do TJMS.

A mesa diretora foi composta pelo Governador do Estado, Reinaldo Azambuja; pelo Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Deputado Paulo Corrêa; pelos Senadores da República por MS Nelson Trad Filho e Soraya Thronicke; pelo General do Exército, Comandante do CMO, Fernando Soares; pelo Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Mairan Gonçalves Maia Junior; pelo  Desembargador Jonas Hass Silva Júnior; pelo Desembargador Maurício Kertzman Szporer, representando o Presidente do TJBA; pelo Desembargador José Eustáquio Lucas Pereira, representando o Presidente do TJMG; pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; pelo Presidente da OAB/MS,  Mansour Elias Karmouche; e pela Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Renata Gil de Alcantara Videira.

 

 

 

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Waléria Leite/Jornalista-Assecom MPMS