O Procurador-Geral de Justiça, os Coordenadores dos Grupos/Núcleo da Saúde e Educação do MPMS, o Governador do Estado e os Secretários Estaduais da Saúde, Educação e Segurança Pública reuniram-se, na tarde desta quinta-feira (21/1), na Governadoria, para alinhar estratégias de combate à pandemia da covid-19 para este ano. A manutenção do toque de recolher, a fiscalização da aplicação de vacinas nos municípios e os planos de retorno às aulas na rede estadual de ensino foram pauta do encontro.

O Governo do Estado e o MPMS vão fiscalizar a aplicação das vacinas contra a covid-19 na população, para que não haja desvios de doses do imunizante e para que o Plano Nacional de Imunizações (PNI), estabelecido pelo Ministério da Saúde, seja cumprido integralmente.

Conforme determinado no PNI, a primeira fase da campanha de imunização tem como público-alvo profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia, trabalhadores de salas de vacinas, indígenas que moram em aldeias rurais e idosos que vivem em instituições de longa permanência, conhecidas como asilos.

Para conter a propagação do vírus causador da covid-19, diminuir o número de infecções e desafogar as estruturas de saúde, o toque de recolher em todo o Estado deve ser prorrogado, com apoio do MPMS. O decreto com a determinação será editado e publicado em Diário Oficial. A medida que limita a circulação de pessoas continuará sendo fiscalizada pelas forças de segurança de Mato Grosso do Sul.

No encontro, o Governo do Estado ainda apresentou três planejamentos de volta às aulas da rede estadual de ensino, o primeiro presencial, o segundo híbrido e o último remoto. Com todas as escolas já equipadas com kits e equipamentos de proteção para alunos, professores e técnicos administrativos, o plano ideal de retorno às aulas para o ano letivo de 2021 será definido em conjunto entre os setores de Educação e Saúde.

Participaram da reunião o Governador, Reinaldo Azambuja; o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; os Secretários Estaduais Geraldo Resende (Saúde), Maria Cecilia Amendola da Motta (Educação) e Antonio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública); e os Promotores de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa (Chefe de Gabinete do PGJ), Filomena Aparecida Depolito Fluminhan (Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde - GAEDS), Ana Cristina Carneiro Dias (Coordenadora do Núcleo da Cidadania do MPMS) e Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira (Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Educação - GEDUC).

Texto: Assessoria de Comunicação Governo do Estado

Fotos: Waléria Leite (Jornalista/Assessora de Comunicação MPMS)