Em busca do compartilhamento mútuo de ações exitosas e do aprimoramento dos serviços, a Ouvidoria Nacional do Ministério Público desenvolveu o Projeto Ouvidoria Nacional Itinerante e, nesta quinta-feira (25/2), a visita ocorreu no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o Ouvidor Nacional do MP, Oswaldo D'Albuquerque, reuniu-se com o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; e com o Ouvidor do MPMS, Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas, para apresentar o projeto e conhecer as boas práticas de gestão da Instituição.

No encontro, o Ouvidor Nacional do MP falou sobre o Projeto Ouvidoria Nacional Itinerante, que tem por objetivo realizar visitas periódicas nas Ouvidorias de cada unidade ministerial, visando conhecer as instalações, compartilhar metodologias e as boas práticas. Segundo ele, a intenção é proporcionar o crescimento da atuação das Ouvidorias e trocar experiências em prol do cidadão que busca solução para os problemas da sociedade.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, agradeceu a visita do Ouvidor Nacional e destacou a importância do projeto que, ao proporcionar a troca de experiências, fortalece a atuação ministerial, possibilitando o aprimoramento na qualidade da prestação de serviços à sociedade.

Acompanharam a reunião, os Promotores de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, Chefe de Gabinete do PGJ; Paulo César Zeni, Assessor Especial do PGJ; Ludmila de Paula Castro Silva, Assessora Especial do PGJ; Camila Augusta Calarge Doreto, Assessora Especial do PGJ; e os integrantes da Ouvidora Nacional, Vinicius Menandro Evangelista de Souza, Membro Auxiliar; e as Assessoras Camila Mattos e Alessandra Meireles.

Estrutura e aprimoramento

O Ouvidor Nacional do MP, Oswaldo D'Albuquerque, e sua equipe visitaram as dependências da Ouvidoria do MPMS. Na ocasião, o Ouvidor, Olavo Monteiro Mascarenhas, apresentou o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e falou sobre os avanços de estrutura física, de pessoal e de sistematização, e também sobre os projetos em andamento que visam melhor atender as necessidades do cidadão.

Olavo Monteiro Mascarenhas reforçou que o intuito da Ouvidoria do MPMS é interagir com os cidadãos e auxiliá-los, atuando com transparência, eficiência, presteza e segurança nas atividades institucionais.

Na avaliação do Ouvidor Nacional do MP, a Ouvidoria do Ministério Público de MS está bem estruturada, com uma demanda considerável e vem atuando no avanço de propostas que visam à melhoria no atendimento à população. “Tivemos uma visão positiva do trabalho realizado, tanto pelo Ouvidor como por sua equipe, que na minha avaliação, é altamente capacitada e comprometida com o Ministério Público e, consequentemente, em bem atender o cidadão”.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS