Com o tema “O Ministério Público de Mato Grosso do Sul”, a Administração Superior do MPMS encerrou, nesta segunda-feira (1º/3), o primeiro dia de atividades do Curso de Formação, Adaptação e Vitaliciamento dos Promotores de Justiça em Estágio Probatório. Essa primeira etapa da capacitação tem como objetivo a formação ética, humanitária e profissional dos membros recém-ingressados no MPMS e a preocupação com o exercício probo das funções da Instituição.

O curso é promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça, pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS) e pela Corregedoria-Geral do MPMS.

Na palestra do período da tarde, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, apresentou aos novos membros, de forma geral, a estrutura do Ministério Público e, sobretudo, os subsídios práticos para o exercício do cargo. Já a Procuradora-Geral Adjunta de Justiça Administrativa, Nilza Gomes da Silva, esboçou sobre os trabalhos executados pela PGA-ADM relacionados aos expedientes e processos administrativos referentes à concessão de férias, licenças, benefícios, entre outros, previstos em lei.

O Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo Cezar dos Passos, fez um breve relato da história da Instituição, dos avanços obtidos e sobre as atribuições do setor que é responsável.

Na sequência, o Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, falou sobre as atribuições da Secretaria de Gabinete e do Planejamento Estratégico Institucional.

Abertura

A primeira etapa do Curso de Formação, Adaptação e Vitaliciamento dos Promotores de Justiça em Estágio Probatório teve início na manhã desta segunda-feira (1º/3).

A mesa solene foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e composta pelo Corregedor-Geral do MPMS, Silvio Cesar Maluf; pela Diretora-Geral da ESMP-MS, Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva; e pelo Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Romão Avila Milhan Junior.

Programação

Após a abertura oficial, a programação do curso teve início com a Diretora-Geral da ESMP-MS, Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, que falou das atribuições da Escola Superior do MP e apresentou o Plano de Ensino da Formação de Promotores.

Em seguida, o Presidente Romão Avila Milhan Junior explanou sobre o trabalho desenvolvido na Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP). Já o Procurador de Justiça e Presidente do Fundo de Assistência Médico-Hospitalar do Ministério Público (FAMEH), Edgar Roberto Lemos de Miranda, e o Diretor-Secretário, Promotor de Justiça Felipe Almeida Marques, apresentaram os benefícios oferecidos pelo plano de assistência à saúde, no segmento ambulatorial e hospitalar com obstetrícia.

Confira as fotos do curso aqui.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Waléria Leite/jornalista Assecom MPMS