“Relacionamento Interinstitucional”. Este foi o tema do início da manhã desta quinta-feira (4/3), no quarto dia do Curso de Formação, Adaptação, Capacitação e Vitaliciamento dos novos Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

A mesa solene foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda; pela Diretora-Geral da Escola Superior do MP (ESMP-MS), Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva; e pelo primeiro palestrante do dia, o Presidente do Tribunal de Justiça de MS, Desembargador Carlos Eduardo Contar.

Na sua fala, o Procurador-Geral de Justiça explicou que a escolha do tema teve o intuito de reforçar aos novos membros a importância da construção do diálogo, aproximação e parceria com as demais instituições. “A aproximação e a troca de experiências entre o Parquet e as demais instituições é de suma importância para que possamos traçar novos rumos e avançar, sempre trabalhando em prol da defesa dos interesses do cidadão”.

No mesmo sentido, a Diretora-Geral da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva, disse que o fortalecimento do diálogo, a troca de experiências e a vivência profissional proporcionam um melhor entendimento sobre o trabalho desenvolvido em cada órgão.

O Presidente do TJMS, Des. Carlos Eduardo Contar, agradeceu ao Procurador-Geral de Justiça e à Diretora-Geral da ESMP-MS o convite: “Estou extremamente feliz pelo convite e tenho muito orgulho em dizer que fiz parte do quadro de membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul”. O Presidente do TJMS fez um relato sobre sua trajetória de 20 anos no Parquet Estadual e sobre os 13 anos atuando como membro da Magistratura. Aos novos Promotores de Justiça, Contar desejou sucesso na nova trajetória profissional: “Façam por merecer, trabalhem, sejam felizes”.

Em seguida, a programação do curso contou com a presença do Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), Conselheiro Ronaldo Chadid, representando o Presidente do TCE/MS, Conselheiro Iran Coelho das Neves. Ele agradeceu o convite e destacou seu orgulho por ter iniciado sua carreira no Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Na oportunidade, o Corregedor-Geral do TCE/MS apresentou aos novos membros do MPMS as atividades desenvolvidas pela Corte de Contas, para que conhecessem melhor suas atribuições e funcionamento.

À tarde, o curso seguiu com a presença do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche, que falou sobre a importância do diálogo franco e construtivo entre as instituições.

O Presidente da OAB/MS destacou o apoio que recebe do MPMS e disse que, sem a parceria, a Ordem “não conseguiria atender à demanda da população”. Ao finalizar, ele reforçou que o papel do MPMS e da OAB/MS é atuar em prol da sociedade: “Temos que pensar no coletivo. Nosso objetivo é defender o interesse da sociedade."

Confira as fotos do quarto dia do curso de formação aqui.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Waléria Leite/jornalista Assecom MPMS