Neste mês de março, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pela 32ª Promotoria de Justiça da Saúde, vem intensificando as visitas e realizando vistorias in loco nos hospitais de Campo Grande, diante do momento crítico que vivemos nesse período de pandemia, com o objetivo principal de verificar a taxa de ocupação dos leitos SUS.

Para a Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, embora Campo Grande tenha ampliado os leitos, essa medida não tem sido suficiente. “Precisamos da ajuda da sociedade fazendo a sua parte, permanecendo em casa, deixando de circular, com exceção das atividades essenciais. Se não houver mudança de comportamento, vamos continuar tendo óbitos, infelizmente”, afirmou Filomena Fluminhan.

O Ministério Público trabalha em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, cada Promotor de Justiça em sua comarca, com o fim de atender a população. A ampliação de leitos e a indisponibilidade de insumos e de recursos humanos especializados para UTI têm sido entraves encontrados no sistema de saúde em nível nacional.

Na Capital do Estado, as vagas contratualizadas são divididas entre: Hospital Universitário, Maternidade Cândido Mariano, Clínica Campo Grande, Santa Casa e El Kadri.

Cinquenta e seis pacientes, incluindo os não covid, internados em UPAs, foram transferidos para hospitais de Campo Grande. O Hospital Regional, unidade de referência no tratamento da doença, recebeu 19 pacientes removidos.

Nesta quinta-feira (18/3), mais 24 leitos estão sendo implementados na Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande depois do acordo firmado com o MPMS. O Hospital da Santa Casa dispõe, hoje, de 90 leitos clínicos e 30 leitos de UTI.

Vistorias em Hospitais

Fiscalizações in loco foram realizadas nos dias 2, 3, 9, 11, 12, 15, 16 e 17 de março, e ocorreram em função do grande aumento do número de casos.

Hospital Adventista do Pênfigo

No momento da fiscalização, o Hospital Adventista do Pênfigo contava com 20 leitos de UTI Covid. Na ocasião da vistoria, 19 pacientes estavam internados nos leitos de UTI Covid, sendo 12 pacientes do SUS. Restou informado que a única vaga existente já estava regulada para um paciente do SUS. Verificou-se em um contexto geral que, apesar de ser dinâmica e variável, a taxa de ocupação dos leitos de UTI neste hospital tem permanecido constantemente próxima de 100%.

Clínica Campo Grande

Na ocasião da vistoria, 19 pacientes estavam internados nos leitos de UTI Covid, sendo 10 pacientes do SUS. A taxa de ocupação dos leitos de UTI neste hospital tem permanecido frequentemente próxima de 100% nos últimos dias.

Hospital El Kadri

Na ocasião da vistoria, dez pacientes estavam internados nos leitos de UTI Covid, não havendo paciente do SUS. Assim como os outros hospitais verificados, a taxa de ocupação dos leitos de UTI neste hospital também tem permanecido próxima de 100%.

 

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Imagem: Ilustrativa internet