Diante dos expressivos números envolvendo a covid-19, como 194.346 casos confirmados, 179.506 curados e 3.614 óbitos no Estado, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul viu a necessidade de unir forças, por meio de uma reunião de trabalho on-line nessa segunda-feira (15/3), cuja pauta abordou a ocupação dos leitos hospitalares de UTIs no Estado. Na ocasião, foram anotadas as contribuições e sugestões dos Promotores de Justiça que atuam na área da saúde. Na Capital, são oito hospitais que disponibilizam leitos covid-19, sendo que houve acréscimo de mais 30 leitos no presente momento.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, esteve presente no encontro, capitaneado pela Promotora de Justiça da Saúde de Campo Grande, Filomena Aparecida Depólito Fluminhan, Coordenadora-Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde. Participaram ainda: a Promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti, que atua na 76ª Promotoria de Justiça da Saúde da Capital; a Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa; o Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; o Procurador de Justiça e Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde (GAEDS), Francisco Neves Junior; a Promotora de Justiça da Infância e Juventude e Coordenadora Adjunta do Grupo Especial de Atenção à Educação (GEDUC), Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira, além dos Promotores de Justiça das comarcas de Três Lagoas, Corumbá, Paranaíba, Dourados, Amambai, Aparecida do Taboado, Deodápolis, Brasilândia, Chapadão do Sul, Miranda, Terenos, Naviraí, Cassilândia, Sidrolândia, Mundo Novo, Itaquiraí, Angélica, Maracaju, Itaporã, Anastácio, representantes de macro e microrregiões do Estado.

Os membros trocaram informações e compartilharam propostas, ponderando a necessidade e realidade de cada comarca na situação dos leitos hospitalares, além de tirarem dúvidas e apresentarem sugestões nesse momento de dificuldade diante da pandemia.

“Diante dos grandes desafios, temos de estar unidos. Esse me parece o único caminho possível para se ultrapassar dificuldades. Trocar experiência é de grande importância para darmos andamento à missão do Ministério Público.” Com essas palavras, a Promotora de Justiça Filomena Aparecida encerrou a reunião de trabalho, esboçando um breve resumo da situação nas comarcas.

Texto: Waléria Leite - jornalista/Assessora de Comunicação

Imagem - ASSECOM