Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) firmaram uma importante parceria para o desenvolvimento de ações educacionais voltadas à prevenção e ao combate à violência doméstica e familiar. 

O Termo de Cooperação foi assinado, nesta sexta-feira (12/3), pelo Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e pelo Presidente do Sistema Famasul, Mauricio Koji Saito.

O documento também foi assinado pelas Promotoras de Justiça Helen Neves Dutra da Silva, Coordenadora Adjunta do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid), e Clarissa Carlotto Torres, que atua na Casa da Mulher Brasileira; e, ainda, pelo Superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan. O Diretor-Tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, acompanhou a reunião.

A parceria entre as entidades visa à atuação em conjunto na implementação de ações com base no art. 8º da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), como a elaboração de documentos técnicos e institucionais e o desenvolvimento de programas educacionais a serem apresentados nas agendas de capacitação em Campo Grande e no interior do Estado. 

O Procurador-Geral de Justiça do MPMS agradeceu a parceria do Sistema Famasul e do Senar/MS, principalmente por abordarem um tema que exige muita sensibilidade e postura equilibrada. Ele ressaltou que o enfrentamento da violência doméstica e familiar só é possível por meio de ações conjuntas e contínuas junto a diversos agentes: “A parceria com a Famasul e o Senar/MS marca o início de uma grande transformação na sociedade”.

A Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres, por sua vez, disse que a parceria firmada entre o Ministério Público Estadual, a Famasul e o Senar/MS será de suma importância para a sociedade sul-mato-grossense, pois tem como foco o esclarecimento, a orientação e a construção de formas de prevenção e combate à violência contra a mulher: “Essa junção de forças não poderia ser mais profícua, pois temos duas instituições sérias e respeitadas que unem suas forças para levar conhecimento e dignidade às pessoas”. 

Para o Presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o objetivo é promover um intercâmbio entre as instituições com o meio rural. “Esclarecimento resume bem o propósito de se firmar essa parceria. O compartilhamento de informação faz parte do nosso escopo de ações e, por isso, temos o compromisso de levar, com clareza e responsabilidade, orientação e prevenção aos nossos públicos”.

Confira as fotos da assinatura da parceria aqui.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite