O Município de Dourados instalou um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPS i, com serviço aberto e de caráter comunitário, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, e aos que fazem uso de drogas e álcool.

A instalação do Centro atende ao acordo celebrado entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio das 10ª e 17ª Promotorias de Justiça de Dourados, e o Município, após propositura de uma Ação Civil Pública em que se pedia a implantação, de forma efetiva, de Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPS i e de Unidades de Acolhimento Adulto e Infantojuvenil.

O procedimento foi instaurado em razão do preocupante relato trazido por representantes das comunidades terapêuticas com atuação em Dourados, os quais, em reunião realizada em 2018 nas dependências do Ministério Público Estadual, expuseram o contexto de abandono e precarização absolutos vivenciado por essas instituições ao longo dos últimos anos.

Concluídos os trâmites administrativos, o CAPS i iniciou os trabalhos no dia 4 de janeiro de 2021, e está situado na Rua Monte Alegre, n. 707, Vila Matos, Dourados/MS. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. O contato pode ser feito pelo e-mail capsi.sems@dourados.ms.gov.br e pelos telefones (67) 9 8454-6203 e (67) 3426-1758.

Nos termos do acordo, o Município de Dourados ainda deve instituir política pública sanitária para o tratamento de crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, em regime de internação transitória, voluntária, involuntária e compulsória.

Entenda o CAPS i:

Nos termos da Portaria n. 3.088, de 23 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, o CAPS i atende crianças e adolescentes que apresentam, prioritariamente, intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. É indicado para municípios ou regiões com população acima de setenta mil habitantes.

Assim como os CAPS AD e CAPS II já existentes em Dourados/MS, o CAPS i compõe a Rede De Atenção Psicossocial ofertando serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional e que atua sob a ótica interdisciplinar.

Por ora, considerando o contexto pandêmico, as atividades em grupo, como oficinas, estão suspensas no CAPS infantojuvenil de Dourados/MS. Os demais atendimentos ambulatoriais e consultas médicas estão sendo ofertados normalmente.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS