Há menos de um mês da realização da 13ª Feira do Artesão Livre, os trabalhos estão a todo vapor dentro das unidades penais da Capital. A edição “Especial Dia das Mães” está prevista para acontecer no dia 6 de maio, no formato virtual, respeitando as medidas de biossegurança adotadas durante a pandemia.

Esta será a segunda edição realizada de forma remota, pelo aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. O evento reunirá peças exclusivas e diferentes artesanatos confeccionados por reeducandos em unidades prisionais da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

A Feira do Artesão Livre é uma ação conjunta entre o MPMS, representado pela 50ª Promotoria de Justiça, de titularidade da Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentine, e a Agepen, tendo como colaboradores o Conselho da Comunidade de Campo Grande e o Instituto Ação pela Paz.

A idealizadora do projeto “Feira do Artesão”, Jiskia Trentin, lembrou que realizar as vendas por meio do grupo de WhatsApp, dos produtos confeccionados pelos reeducandos, demonstra que, mesmo com a pandemia, o trabalho continua. “Desta forma, valorizamos as políticas de transformação do preso, como a laborterapia do artesanato, que propicia o uso do tempo na prisão com uma atividade útil e abre novos caminhos a quem está em débito com a sociedade”, finalizou.

Conforme a Chefe da Divisão de Trabalho Prisional da Agepen, Elaine Cecci, a primeira edição virtual, realizada em dezembro do ano passado, foi um sucesso e superou as expectativas. “As peças são bem criativas e diversificadas, parabenizo o empenho de todos os servidores envolvidos na organização e funcionamento das oficinas, bem como na qualidade dos produtos confeccionados pelos internos”, afirma.

 

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação MPMS com informações Agepen

Foto: Arquivo Assecom/Marketing