Com o intuito de acompanhar o estoque existente e o fluxo do uso de medicamentos para sedação e anestesia para o tratamento da covid-19 em Glória de Dourados (MS), o Promotor de Justiça Gilberto Carlos Altheman Júnior instaurou o Procedimento Administrativo nº 09.2021.00001249-6.

Segundo o documento, os bloqueadores neuromusculares e os medicamentos utilizados para sedação são fundamentais para manter adequadamente os níveis de consciência, ventilação pulmonar e condições de intubação traqueal dos pacientes. Neste sentido, a falta de tais medicamentos causará um impacto negativo considerável nas estratégias adotadas para o enfrentamento da covid-19.

Para acompanhar a situação, o Promotor de Justiça encaminhou ofícios à Secretaria Municipal de Saúde de Glória de Dourados e ao Hospital e Maternidade Mãe Pobre para que, no prazo de 10 dias, encaminhem à Promotoria de Justiça relatórios sobre o quantitativo e o fluxo do uso de medicamentos para sedação e anestesia, informando se o estoque existente é suficiente para a demanda e se ambos estão comunicando, assiduamente, à Secretaria Estadual de Saúde (Ses) a situação do estoque dos citados medicamentos.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS