O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, o Prefeito Municipal de Campo Grande, Marcos Marcello Trad, e a Promotora de Justiça do Núcleo Criminal (NUCRIM) do MPMS, Renata Ruth Fernandes Goya Marinho, assinaram, nesta segunda-feira (26/4), o Termo de Cooperação Técnica que tem por objetivo estabelecer um fluxo de atendimento integral aos familiares das vítimas de homicídio na Capital.

“Assinamos aqui um documento histórico. Não tenho conhecimento de outro projeto semelhante, no qual as instituições vão fazer um trabalho de acompanhamento da família das vítimas de homicídio, com o objetivo de aproximar compreender e acolher. Esse projeto deve mudar a perspectiva dos crimes de sangue, dando um novo desfecho a esses familiares”, afirmou Alexandre Magno, no ato de assinatura do documento.

Participaram da solenidade, Alexandre Ávalo Santana, Procurador-Geral do Município; José Mauro Pinto de Castro Filho, Secretário Municipal de Saúde de Campo Grande; José Mário Antunes da Silva, Secretário Municipal de Assistência Social de Campo Grande; Elza Fernandes, Secretária Municipal de Educação de Campo Grande; Lívia Carla Guadanhim Bariani, Promotora de Justiça e Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (NOJÚRI); Luciana do Amaral Rabelo, Promotora de Justiça; Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ; Camila Augusta Calarge Doreto, Promotora de Justiça e Assessora Especial do PGJ; entre outros.

“O Projeto ‘Acolhida’ visa estabelecer um fluxo de atendimento integral aos familiares das vítimas de homicídio em Campo Grande. Estamos congregando parceiros e, sem dúvida, a Prefeitura de Campo Grande é uma parceira necessária e potente para o andamento dos trabalhos”, explicou Renata Goya.

Outras parcerias para o Projeto

Com o intuito de angariar mais um parceiro para o Projeto “Acolhida”, as Promotoras de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho, Lívia Carla Guadanhim Bariani e Luciana do Amaral Rabelo estiveram no Tribunal de Justiça e apresentaram o projeto ao grupo de trabalho instituído para implementar a política de atendimento às vítimas, preceituadas pela Resolução nº 253 de 4/9/2018, do Conselho Nacional de Justiça.

Na última sexta-feira (23/4), o Termo de Cooperação Técnica foi assinado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), dando andamento à efetivação do Projeto “Acolhida” no âmbito estadual.

Texto e foto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação