Sucesso absoluto. Assim pode ser definida a segunda edição da 13ª Feira do Artesão Livre - especial “Dia das Mães” -, realizada de forma remota, pelo aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. O evento reuniu peças exclusivas e diferentes artesanatos confeccionados por reeducandos em unidades prisionais da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

A idealizadora do Projeto “Feira do Artesão”, a Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, no encerramento dos trabalhos, discorreu sobre a alegria em poder colocar à disposição da sociedade todos os produtos fabricados pelos 74 internos das unidades de regime fechado e semiaberto de Campo Grande: “Uma iniciativa que faz com que essas pessoas possam trabalhar e ocupar o seu tempo para produzir algo para a sociedade” afirmou.

A Feira do Artesão Livre é uma ação conjunta entre o MPMS, representado pela 50ª Promotoria de Justiça, de titularidade de Jiskia Trentin, e a Agepen, tendo como colaboradores o Conselho da Comunidade de Campo Grande e o Instituto Ação pela Paz.

A valorização do interno ajuda na autoestima e no bom comportamento do preso. Esse aumento da dignidade é de grande importância nesse projeto, como lembrou o Diretor-Presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves: “Confesso que não esperávamos que a feira, neste sistema remoto, desse tão certo. Foi um sucesso em dezembro, e agora, superamos todas as expectativas”.

 

Texto e foto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação