Com o compromisso de bem servir à Instituição e à sociedade sul-mato-grossense, o Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda assumiu o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul no dia 4 de maio de 2020. Nesta terça-feira (4/5), data em que completa um ano na chefia do MPMS, com sentimento de gratidão e comprometimento, descreveu este como “o maior desafio da sua existência”.

Em virtude da data especial, foi realizado o “Diálogo Institucional Virtual com o PGJ” no Colégio de Procuradores de Justiça. Com a participação de membros do MPMS, o Procurador-Geral de Justiça apresentou o Relatório de Gestão 2020-2021, destacando os avanços marcantes do Ministério Público Estadual, ainda que tenha enfrentado adversidades como a pandemia da covid-19.

Na ocasião, vários membros expressaram o orgulho de pertencer à Instituição e reconheceram o trabalho do Procurador-Geral de Justiça e de sua equipe nos desafios diante da nova realidade mundial. Eles também enalteceram os diálogos construídos com o intuito de defender a unidade institucional e destacaram, ainda, os avanços e a determinação em superar os obstáculos para garantir a continuidade dos trabalhos do MPMS e do atendimento aos cidadãos.

Para o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, o maior desafio neste primeiro ano de gestão foi a construção de uma única voz na defesa da sociedade nos temas mais relevantes, especialmente, neste período de pandemia, na defesa do patrimônio público, dos direitos do cidadão, da educação, da saúde pública, sobretudo em ações pela vacinação da covid-19, “para que possamos voltar à normalidade”. O momento mais marcante deste primeiro ano de mandato, segundo Alexandre Magno: “Foi conseguir uma alteração legislativa forjada por Promotores e Procuradores de Justiça, e todos pensando e construindo em conjunto os rumos da Instituição. A unidade é nossa meta e o nosso objetivo, e acreditamos que é o caminho para que o Ministério Público possa ser cada vez mais proativo, resolutivo, dialogando com as Instituições, poderes e a sociedade civil organizada”.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS e colaboração Cynthia Silveira/Coordenadora

Fotos: Ana Paula Leite