Com o intuito de conhecer as funcionalidades do SAJ/MP (Sistema de Automação da Justiça), o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Tocantins, Luciano Cesar Casaroti, e sua comitiva estão visitando o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por considerarem a Instituição referência na implementação do sistema.

A visita institucional teve início nesta quarta-feira (19/5), e a abertura oficial dos trabalhos foi realizada pelo Corregedor-Geral do MPMS, Procurador de Justiça Silvio Cesar Maluf, que agradeceu a presença do Procurador-Geral de Justiça Luciano Cesar Casaroti e do grupo que o acompanhava, e afirmou que é uma honra para o MPMS poder compartilhar conhecimento e contribuir com a implementação do sistema no MPTO.

Luciano Casaroti agradeceu a receptividade e ressaltou que a visita é fundamental, uma vez que o sistema está em sua fase de implantação no MP do Tocantins, e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul é a Instituição em que o SAJ está mais desenvolvido e sendo melhor aplicado. “Estamos na fase de adquirir conhecimento e sabemos que o MPMS é referência na utilização do sistema”, afirmou.

Para o Promotor de Justiça do MPMS e Assessor Especial do PGJ Antonio André David Medeiros, a presença dos membros do MP do Tocantins é muito importante para a troca de experiências e o MP de Mato Grosso do Sul tem vasto conhecimento em processo eletrônico: “Todos os MPs têm algo a acrescentar e sempre que buscam o apoio do MPMS, além de passarmos um know-how, também temos a oportunidade de aprender com eles”.

No mesmo sentido, o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, destacou que “A visita institucional do Ministério Público do Tocantins, representado por seu Procurador-Geral de Justiça e membros aqui presentes, é fundamental para troca de experiências, aprimoramento dos procedimentos de trabalho e atuação funcional, uma vez que fortalecem, naturalmente, o MPMS, o MPTO e a sociedade destes dois Estados relevantes para a República”.

Programação

Os trabalhos de apresentação das funcionalidades do SAJ/MP tiveram início com o Promotor de Justiça e Assessor Especial Antonio André David Medeiros, que falou sobre “A experiência da Corregedoria-Geral do MPMS”.

Em seguida, foram apresentadas as funcionalidades do Módulo Corregedoria e os membros do MPTO visitaram a SEDAP (Secretaria de Distribuição e Acompanhamento Processual).

Na sequência, houve exposição das ferramentas desenvolvidas pelo MPMS para dar suporte ao uso do SAJ/MP: SAJ Relatórios, Aplicativos do SIMP, Painel da Integração; e a Central de Serviços do SAJ/MP: residentes e OTRS.

Para ver fotos da visita clique aqui.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula e Giovana Silveira – Estagiária de Pós-Graduação em Jornalismo