A quinta-feira (20/5) foi de continuidade à visita institucional para conhecer o Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (SAJ-MP). A comitiva do MPTO, liderada pelo Procurador-Geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti, participou do minicurso sobre as funcionalidades e ferramentas do software de gestão de processos judiciais e administrativos do MPMS.

Durante o período da manhã, a apresentação foi realizada pelo Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti) e do Comitê Gestor do SAJ-MP, Promotor de Justiça Paulo César Zeni, que explanou as integrações do SAJ-MP no MPMS com o TJMS, com o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), e com o Processo Judicial Eletrônico (PJe-Eleitoral), bem como abordou os feitos judiciais e extrajudiciais. O minicurso contou com a presença do Chefe do Setor de Atendimento ao Processo Eletrônico da STI, Ítalo Felipe de Matos.

Já no período da tarde, foram apresentados temas como, “Os investimentos em infraestrutura para suportar o SAJ-MP: CPD, conexões, banco de dados e monitoramento” e “A experiência com a implantação do SAJ-MP”. Ficaram responsáveis pela explanação, os servidores Ângelo Maia Marcelo Pirani, Chefe do Departamento de Infraestrutura e Tecnologia; Diego Servullo da Silva Maluf Ferreira, Chefe do Departamento de Governança de TI; e Myrian Raquel Rodrigues da Silva, Diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação.

A comitiva do MPTO é formada pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Tocantins, Luciano Cesar Casaroti; pelo Procurador de Justiça João Rodrigues Filho; pelo Promotor de Justiça e Assessor da Corregedoria, Benedicto de Oliveira Guedes Neto; pelo Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Abel Andrade Leal Júnior; pela Promotora de Justiça Thais Massilon Bezerra Cisi; e pela Chefe do Cartório do MPTO, Natália Fernandes Machado Nascimento.

No encerramento do minicurso, Luciano Cesar Casaroti afirmou que foram dois dias de muito aprendizado: “Fundamentais para termos conhecimento sobre a implementação do SAJ-MP. Nos trouxe uma visão positiva para que possamos implementar o sistema no Ministério Público do Tocantins”.

 

Texto: Ana Carolina Vasques e Waléria Leite / Jornalistas Assecom MPMS

Fotos: Giovana Silveira/Estagiária de Pós-graduação em Jornalismo do MPMS