O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Allan Carlos Cobacho do Prado, firmou parceria no projeto "Cuidar é Preciso - Recuperação das Matas Ciliares e Nascentes dos Rios da Prata, Santo Antônio e Miranda", desenvolvido pelo Instituto Guarda Mirim Ambiental de Jardim (MS).

O início das atividades se deu no dia 14 de maio de 2021, data do aniversário da cidade, ocasião em que foram simbolicamente plantadas 75 mudas às margens do Rio Miranda, em alusão aos 75 anos do município.

O Promotor de Justiça Allan Carlos ressaltou que os rios da região estão sofrendo forte assoreamento, e o projeto é um pequeno passo para que as margens dos rios estejam devidamente protegidas e o leito volte a condições normais de navegabilidade. Ele mencionou que, além da questão ambiental, o Instituto Guarda Mirim tem um ótimo trabalho social com crianças e adolescentes da cidade.

O Instituto é comandado pelo Policial Militar Ambiental Nisroque da Silva Soares que enfatizou o trabalho desenvolvido. “Atendemos até 80 crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 15 anos, no contraturno escolar. Os alunos recebem aulas de educação ambiental, teatro, música, jiu-jítsu e judô, além de caminhadas ecológicas, onde recolhem os lixos às margens dos rios e das principais avenidas da cidade”.

A contribuição do Ministério Público Estadual se dá principalmente por intermédio de doações firmadas em Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). Só neste ano de 2021, já foram doados mais de R$ 60 mil para o Instituto Guarda Mirim.

Texto: 1ª Promotoria de Justiça de Jardim – editado por Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS